SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Propriedades do óleo essencial de Ocimum gratissimum como anestésico para juvenis de matrinxãReprodução induzida do dourado ( Salminus brasiliensis ): fertilização com sêmen criopreservado em ACP (r) -104 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Animal Sciences

versão impressa ISSN 1806-2636versão On-line ISSN 1807-8672

Resumo

SANTOS, Alcione Eneida et al. Desenvolvimento do sistema digestório em larvas do peixe Neotropical Prochilodus argenteus (Characiformes, Prochilodontidae). Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.9-16. ISSN 1807-8672.  https://doi.org/10.4025/actascianimsci.v38i1.28824.

O presente estudo teve como objetivo acompanhar o desenvolvimento do sistema digestório em larvas do peixe Neotropical Prochilodus argenteus utilizando-se análises histológicas. No terceiro dia após a eclosão, o sistema digestório consistiu de cavidade orofaríngea, esôfago e um tubo simples indiferenciado. No entanto, as células do esôfago apresentavam marcação positivas para azul de Alcian (AB), indicando a possibilidade de ocorrência de atividade digestória nesta fase inicial. Nos dias 18 e 28 após a eclosão, as células do esôfago mostraram-se positivas para AB e ácido periódico de Schiff (PAS). O estômago se encontrava totalmente diferenciado, evidenciado pela presença da região cárdica, fúndica e pilórica. As células epiteliais dessas regiões apresentaram células secretoras ácidas e básicas (AB e PAS positivas). Nos dias 18 e 28 após a eclosão, o intestino da larva se mostrou longo, enrolado e dividido em segmentos proximal (com cecos pilóricos), médio e distal. As células epiteliais secretoras do intestino foram positivas ou negativas para a AB e PAS. Em conclusão, as larvas de P. argenteus exibiram atividade digestiva já no terceiro dia após a eclosão, e no 18 e 28o dias já apresentavam estômago e intestino totalmente diferenciados, com células secretoras nas suas diferentes regiões.

Palavras-chave : capacidade de digestão; desenvolvimento larval; Prochilodus; células secretoras.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )