SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Produção e composição bromatológica de gramíneas e leguminosas cultivadas de forma estreme, misturadas ou em consórcioCaracterísticas físico-química e digestibilidade da farinha de silagem ácida de resíduo de pirarucu em rações de poedeiras comerciais leves índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Animal Sciences

versão impressa ISSN 1806-2636versão On-line ISSN 1807-8672

Resumo

RIBEIRO, Matheus Gonçalves et al. Qualidade de silagem de sorgo e cultivares de Urochloa brizantha em monocultivo e consorciado em diferentes sistemas de semeadura. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.243-250. ISSN 1806-2636.  https://doi.org/10.4025/actascianimsci.v39i3.33455.

Surgiu recentemente a técnica de produção de silagem de sistemas consorciados de cultura anual e forrageira tropical, na integração lavoura-pecuária, com intuito de minimizar déficit de forragens na entressafra. Sendo assim, objetivou-se avaliar as características fermentativas e valor nutritivo da silagem de sorgo e cultivares de Urochloa brizantha em monocultivo e consorciado em diferentes sistemas de semeadura. O delineamento experimental utilizado foi o de bloco ao acaso, com três repetições, em esquema fatorial 3x2+4, sendo três cultivares de Urochloa brizantha (Marandu, Xaraés e Piatã), consorciadas com sorgo granífero em dois sistemas de semeadura (linha e entrelinha) e quatro monocultivos (Sorgo, Marandu, Xaraés e Piatã). A forma de semeadura dos sistemas consorciados não interferiu nas características fermentativas e químico-bromatológicas das silagens. O mesmo foi obtido para cultivares de Urochloa brizantha. As silagens do consórcio do sorgo com cultivares de Urochloa brizantha apresentaram menores valores de pH, capacidade tampão, N-NH3, ácido acético e butírico e maior ácido lático, além da qualidade superior, quanto aos parâmetros matéria seca, extrato etéreo e nutrientes digestíveis totais. Portanto, silagens dos sistemas consorciados garantem adequado processo fermentativo e qualidade nutricional, constituindo interessantes opções de volumosos suplementar para ser utilizado na entressafra na alimentação animal.

Palavras-chave : conservação; digestibilidade; fermentação; integração lavoura-pecuária.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )