SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue4Performance of Holstein-Gyr crossbred heifers on pasture of Brachiaria decumbens supplemented with multiple supplement or proteined saltEffect of oral dietary supplement for chicks subjected to thermal oscillation on performance and intestinal morphometry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Scientiarum. Animal Sciences

Print version ISSN 1806-2636On-line version ISSN 1807-8672

Abstract

SANTANA NETO, José Adelson et al. Efeito da manipueira sobre as características físico-químicas e composição de ácidos graxos da carne de cordeiros terminados em confinamento. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.377-383. ISSN 1806-2636.  https://doi.org/10.4025/actascianimsci.v39i4.35180.

Este estudo teve como objetivo avaliar a inclusão de manipueira (0,0; 0,5; 1,0 ou 1,5 L animal-1 dia-1) na dieta de cordeiros terminados em confinamento sobre as características físico-químicas e composição de ácidos graxos da carne. Foram utilizados 32 cordeiros não castrados, com idade média de 167 dias e peso médio de 24,76 kg, distribuídos em um delineamento experimental inteiramente casualizado, divididos em quatro grupos com oito animais por grupo para cada tratamento. Os valores de cor foram medidos no músculo longissimus dorsi usando um colorímetro portátil. Para determinar as perdas de cozimento, amostras de carne foram cortadas e pesadas. Os pedaços individuais foram cozidos em um forno elétrico até uma temperatura interna definida (72°C). A composição de ésteres metílicos de ácidos graxos foi medida por cromatografia gasosa. A inclusão de manipueira diminui as perdas por cocção, força de cisalhamento e intensidade de amarelo linearmente, enquanto o teor de gordura da carne aumenta linearmente. A quantidade dos ácidos graxos mirístico, esteárico, linoleico e os ácidos graxos totais foram alteradas. Também foram observados os efeitos da manipueira nas quantidades de ácidos graxos saturados, ácidos gordos poli-insaturados, ácidos graxos desejáveis e proporção de n-6: n-3. Observou-se efeito quadrático positivo para os índices de qualidade nutricional: Δ9 dessaturase 16, elongase, aterogenicidade e trombogenicidade. Em conclusão, a manipueira alterou as características físico-químicas e composição de ácidos graxos da carne de cordeiro. No entanto, outros estudos devem ser realizados para determinar a composição da manipueira de ácidos graxos para elucidar o uso que na alimentação animal.

Keywords : coprodutos; perdas por cocção; gordura; cor da carne; força de cisalhamento; qualidade nutricional.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )