SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40Fermentation characteristics of elephant grass silages with macaúba cakeChemical-bromatological composition and in vitro ruminal kinetics of sugar cane silage with maniçoba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Scientiarum. Animal Sciences

Print version ISSN 1806-2636On-line version ISSN 1807-8672

Abstract

SILVA, Marlon Richard Hilário da; JOBIM, Clóves Cabreira; NEUMANN, Mikael  and  OSMARI, Milene Puntel. Processamento dos grãos de milho melhoram a composição química e perfil fermentativo de silagem reidratada. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2018, vol.40, e42564.  Epub Oct 22, 2018. ISSN 1806-2636.  http://dx.doi.org/10.4025/actascianimsci.v40i1.42564.

O objetivo da pesquisa foi avaliar os efeitos da reidratação do grão de milho em dois diâmetros geométricos médios (DGM = 0,55 e 1,83 mm) sobre perfil fermentativo e composição química das silagens. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado sendo os tratamentos: silagem de milho finamente reidratado (SMFR) e silagem de milho moído e reidratado (SMMR), com seis repetições. Os materiais foram reidratados com água objetivando níveis de umidade próximos a 350 g kg-1. Em ambas as silagens foram verificadas uma recuperação da matéria seca superior a 97%; porém sem diferença entre ambas. Houve influência do tamanho de partícula sobre a porção fibrosa, com valores inferiores observados para a SMFR. A concentração de ácido acético e lático foi maior para a SMFR, porém sem promover alterações significativas no pH da silagem. O pH foi diferente apenas na fase de exposição ao oxigênio, com valores de 4,25 e 4,38 para a SMFR e SMMR, respectivamente. Após a abertura dos silos, ambas as silagens demonstraram alta estabilidade aeróbia, acima de 90 horas, evidenciando menor atividade de espoliação e menor perda de qualidade. Concluiu-se que o DGM dos grãos de milho afetou o perfil fermentativo e nutricional da silagem.

Keywords : ácidos orgânicos; perdas de estocagem; processamento de grãos; tamanho de partícula.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )