SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40Characterization of beef cattle farming and the perspective for implementation of traceabilityIntake, digestibility, performance and carcass characteristics of ewes fed crambe replacing soybean meal in the diet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Scientiarum. Animal Sciences

Print version ISSN 1806-2636On-line version ISSN 1807-8672

Abstract

ESTEVES, Geisa Isilda Ferreira et al. Características da carcaça e dos cortes de fêmeas ovinas prenhes e não prenhes de diferentes idades e grupos genéticos. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2018, vol.40, e34862.  Epub June 11, 2018. ISSN 1806-2636.  http://dx.doi.org/10.4025/actascianimsci.v40i1.34863.

Foram realizados dois experimentos para se avaliar a influência do grupo genético, da prenhez e da idade do animal sobre as características da carcaça e dos cortes comerciais de ovelhas. No primeiro experimento foi avaliado o efeito da prenhez e do grupo genético em 61 ovelhas Santa Inês e seus cruzamentos com Texel, Dorper e Ilê de France. O experimento 2 foi conduzido com 132 ovelhas Santa Inês prenhes e não prenhes abatidas com idades entre 6 a 48 meses para avaliar a influência da idade sobre as características da carcaça. Em ambos os experimentos foram realizadas medidas de peso de carcaça quente, peso de carcaça fria, rendimento de carcaça quente, rendimento de carcaça fria e comprimento da carcaça, assim como o rendimento e a percentagem da paleta, pescoço, lombo, fralda, costela e pernil, além do comprimento e perímetro do pernil. No experimento 1, a raça Santa Inês apresentou similaridade para as características da carcaça e dos cortes com os outros grupos genéticos avaliados, exceto para o peso de corpo vazio. As fêmeas que pariram apresentaram menor escore de condição corporal que as fêmeas nulíparas. No experimento 2, o peso vivo em jejum, os pesos do lombo, costela e pernil, bem como a circunferência do pernil apresentaram efeito quadrático com o aumento da idade. A idade de abate ideal situa-se antes dos 16 meses de idade para a obtenção de cortes mais caros.

Keywords : abate; parto; peso; rendimento de carcaça.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )