SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 número4Aeromonas hydrophila em tilápia (Oreochromis niloticus) após a ingestão de aflatoxinasAspectos da biologia e morfologia de machos da mosca-dos-brotos (Diptera: Lonchaeidae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos do Instituto Biológico

versão On-line ISSN 1808-1657

Resumo

ROHDE, Cristhiane; MOINO JUNIOR, Alcides; SILVA, Patrícia Krupa  e  RAMALHO, Kaio Roger de Oliveira. Efeito de extratos vegetais aquosos sobre a mosca-das-frutas Ceratitis capitata (Wiedemann) (Diptera: Tephritidae). Arq. Inst. Biol. [online]. 2013, vol.80, n.4, pp.407-415. ISSN 1808-1657.  https://doi.org/10.1590/S1808-16572013000400006.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de extratos vegetais para o controle de Ceratitis capitata. Os tratamentos foram extratos aquosos preparados com vegetais frescos e secos na proporção de 20% p/v (peso do vegetal/volume de água) da folha, do ramo e do fruto de cinamomo, da folha de arruda, do alho e do gengibre. Para a avaliação sobre a fase imatura, cada repetição foi constituída de uma placa com 20 larvas ou 20 pupas, as quais foram imersas em 1 mL de extrato durante 30 segundos. Para o extrato preparado com os frutos secos de cinamomo, foram avaliadas as concentrações de 0, 5, 10, 15, 10 e 25% p/v. As avaliações foram realizadas após cinco dias, contando-se o número de larvas mortas, de pupas inviáveis e de adultos deformados. Para a fase adulta, foram avaliados apenas os extratos preparados com vegetais secos. Cada repetição foi constituída de um pote plástico contendo um fruto de ameixa vermelha e um rolete de algodão embebido com 5 mL de extrato. Foram transferidas três fêmeas e dois machos de C. capitata para cada pote plástico. Após dois dias, realizou-se a avaliação da mortalidade de adultos e a retirada dos frutos, os quais foram individualizados, e após sete dias contou-se o número de larvas desenvolvidas. Verificou-se que todos os extratos reduziram o número de insetos viáveis, com destaque para o de cinamomo, o qual teve efeito também sobre a fase adulta. Nas condições estudadas, nenhum extrato teve resultado sobre a fecundidade das fêmeas de C. capitata.

Palavras-chave : mosca-do-mediterrâneo; Melia azedarach; Ruta graveolens; Allium sativum; Zingiber officinale.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )