SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 número4Aspectos da biologia e morfologia de machos da mosca-dos-brotos (Diptera: Lonchaeidae)Desenvolvimento de Spodoptera eridania (Cramer) (Lepidoptera: Noctuidae) em diferentes hospedeiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos do Instituto Biológico

versão On-line ISSN 1808-1657

Resumo

BOICA JUNIOR, Arlindo Leal et al. Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) em algodoeiro: distribuição vertical de posturas, efeitos da densidade de adultos e da idade das plantas sobre o comportamento de oviposição. Arq. Inst. Biol. [online]. 2013, vol.80, n.4, pp.424-429. ISSN 1808-1657.  https://doi.org/10.1590/S1808-16572013000400008.

O trabalho teve por objetivo determinar, em casa-de-vegetação, a densidade adequada de adultos, a idade ideal das plantas e a distribuição vertical de ovos nas diferentes partes da planta, visando à realização de estudos de resistência e à melhoria das práticas de manejo de Spodoptera frugiperda em algodoeiro. Os experimentos de oviposição de S. frugiperda em relação à densidade de adultos, relação entre plantas de algodoeiro e oviposição de S. frugiperda e não preferência para oviposição de S. frugiperda em variedades de algodoeiro foram realizados com plantas da variedade de algodoeiro BRS Ita 90. A não preferência (antixenose) para oviposição foi acompanhada nas variedades FiberMax 966, FiberMax 977, DeltaOpal, DeltaPenta, Acala 90, Coodetec 408, Coodetec 409, Coodetec 410, BRS Cedro, BRS Ipê, BRS Aroeira, IPR 96, IPR 20, BRS Araçá, IAC 24 e BRS Ita 90. Concluiu-se que S. frugiperda prefere ovipositar em plantas com cerca de 60 dias de idade, na superfície inferior das folhas situadas no terço superior dos testes de plantas sob condições de estufa. Uma densidade de, pelo menos, três pares de adultos S. frugiperda por planta foi suficiente para realizar testes de não preferência para oviposição em casa de vegetação. As variedades Coodetec 408, BRS Aroeira, BRS Araçá, BRS Ita 90 e DeltaPenta apresentaram resistência do tipo não preferência para oviposição de S. frugiperda. Em regiões com altas infestações de S. frugiperda, seria prudente para o cultivo utilizar a variedade de algodão BRS Ita 90.

Palavras-chave : Gossypium hirsutum; seleção hospedeira; resistência de plantas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )