SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número3Efeitos de isolados do fungo Isaria (Persoon) sobre o cupim subterrâneo Coptotermes gestroi (Wasmann) (Isoptera: Rhinotermitidae)Efeito da idade das larvas de Ceratitis capitata (Wied.) sobre a qualidade biológica do parasitoide Diachasmimorpha longicaudata (Ashmead) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos do Instituto Biológico

versão On-line ISSN 1808-1657

Resumo

TEODORO, Jefferson Silveira et al. Biologia e tabela de vida de fertilidade de Diabrotica speciosa (Col.: Chrysomelidae) em dieta natural. Arq. Inst. Biol. [online]. 2014, vol.81, n.3, pp.238-243. ISSN 1808-1657.  https://doi.org/10.1590/1808-1657001052012.

A vaquinha Diabrotica speciosaé uma importante praga em diversas culturas. O objetivo deste trabalho foi estudar a biologia de adultos de D. speciosae construir a tabela de vida de fertilidade em dieta natural à base de feijão, e à base de feijão, rodelas de cenoura e solução de mel a 10%. Os parâmetros biológicos avaliados foram: duração dos períodos de pré-oviposição, oviposição e pós-oviposição, fecundidade total, longevidade de adultos e viabilidade dos ovos. Para a tabela de vida de fertilidade, os parâmetros determinados foram: intervalo entre gerações (T), taxa líquida de reprodução (Ro), taxa intrínseca de crescimento (rm) e taxa finita de aumento (λ). A partir dos resultados obtidos, pode-se constatar que houve influência do alimento oferecido aos adultos para os períodos de pré-oviposição e oviposição, e também na fecundidade total e na viabilidade dos ovos. A longevidade dos adultos foi influenciada pela dieta constituída de folíolos de feijão. A dieta constituída de feijão, cenoura e mel propiciou maior longevidade significativa dos machos em relação àqueles alimentados com feijão. Os resultados da tabela de fertilidade indicaram que o potencial de reprodução de D. speciosa aumenta significativamente em duas gerações sucessivas quando as fêmeas são alimentadas com feijão, cenoura e mel, demonstrando que há melhoria na criação massal desse inseto em condições de laboratório.

Palavras-chave : vaquinha; taxa de reprodução; hospedeiros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )