SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número3A dieta alimentar da presa Tenebrio molitor (Coleoptera: Tenebrionidae) pode afetar o desenvolvimento do predador Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae)?Consumo foliar da traça-das-crucíferas em couve e brócolis tratados com sinigrina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos do Instituto Biológico

versão On-line ISSN 1808-1657

Resumo

RESENDE, André Luis Santos et al. Influência de diferentes cultivos e fatores climáticos na ocorrência de crisopídeos em sistema agroecológico. Arq. Inst. Biol. [online]. 2014, vol.81, n.3, pp.257-263. ISSN 1808-1657.  https://doi.org/10.1590/1808-1657001082012.

Os insetos predadores da família Chrysopidae têm sido relatados tanto em ecossistemas naturais como nos agroecossistemas, sejam eles cultivos consorciados ou monocultivos. Porém, são escassas as informações sobre o comportamento das populações desses insetos nos agroecossistemas diversificados, como aqueles de base agroecológica. O presente trabalho teve o objetivo de determinar a riqueza de espécies de crisopídeos e avaliar a influência de diferentes cultivos agrícolas, assim como de fatores climáticos na abundância desses insetos em sistema de produção orgânica diversificada. O estudo foi conduzido de setembro de 2008 a agosto de 2009, por meio de amostragens semanais de adultos de Chrysopidae em áreas do Sistema Integrado de Produção Agroecológica, em Seropédica (RJ), cada qual com um tipo de sistema de cultivo (rotação milho-mucuna/olerícolas, cafeeiros sombreados e rotação cana-de-açúcar/pastagem de braquiária). Um total de 424 espécimes de crisopídeos foi coletado, sendo distribuídos em três espécies: Chrysoperla externa (98,1%), Ceraeochrysa cubana (1,7%) e Ceraeochrysa paraguaria (0,2%). Não houve diferença no número de adultos coletados em função dos diferentes cultivos, embora a análise de correlação evidencie que as rotações com poáceas favoreçam o aumento da sua abundância. A abundância dos crisopídeos foi influenciada pelo clima apenas no sistema de cafeeiros sombreados, sendo correlacionada negativamente com a temperatura média do ar e a com a precipitação pluvial acumulada.

Palavras-chave : Neuroptera; Chrysopidae; dinâmica populacional; manejo do habitat; fatores abióticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )