SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número3Influência de diferentes cultivos e fatores climáticos na ocorrência de crisopídeos em sistema agroecológicoComposição mineral de substratos à base de resíduos de bananeira durante o cultivo de Pleurotus ostreatus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos do Instituto Biológico

versão On-line ISSN 1808-1657

Resumo

BORTOLI, Sergio Antonio De; CARVALHO, Jackeline da Silva; VACARI, Alessandra Marieli  e  GOULART, Roberto Marchi. Consumo foliar da traça-das-crucíferas em couve e brócolis tratados com sinigrina. Arq. Inst. Biol. [online]. 2014, vol.81, n.3, pp.264-271. ISSN 1808-1657.  https://doi.org/10.1590/1808-1657000672012.

A estimativa da área foliar, em função da sua redução causada pelo consumo por insetos filófagos, é uma metodologia básica em várias áreas da Entomologia, como, por exemplo, em estudos sobre resistência de plantas, entomologia econômica e ecologia nutricional. Um dos fatores que pode interferir na quantidade de área foliar consumida pelo fitófago é a presença de certos químicos nas folhas, como a sinigrina em brassicáceas. Dessa forma, foram aplicadas em folhas de couve e brócolis diversas concentrações de sinigrina (0,2, 0,4, 0,8, 1,6, e 3,2 mg/mL em solução a 5% de Tween20(r)), medindo-se o consumo da área foliar por lagartas de P. xylostella, o qual foi aferido pela porcentagem de redução da área, diferença de peso e escala visual de notas. Os resultados mostraram que as concentrações 0,2, 0,4 e 3,2 mg/mL de sinigrina aumentam o consumo em folhas de couve e diminuem em folhas de brócolis por lagartas de P. xylostella. As metodologias utilizadas proporcionam resultados similares, sendo as estimativas de peso fresco e nota visual mais práticas.

Palavras-chave : Plutella xylostella; glicosinolatos; Brassicaceae; crucíferas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )