SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número3Resposta de cultivares de Brachiaria brizantha a doses de biofertilizantes de avesAspectos bioecológicos e genético-comportamentais envolvidos na conservação da abelha Jandaíra, Melipona subnitida Ducke (Apidae, Meliponini), e o uso de ferramentas moleculares nos estudos de diversidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos do Instituto Biológico

versão On-line ISSN 1808-1657

Resumo

ROSSI, Gabriel Augusto Marques; HOPPE, Estevam Guilherme Lux; MARTINS, Ana Maria Centola Vidal  e  PRATA, Luiz Francisco. Zoonoses parasitárias veiculadas por alimentos de origem animal: revisão sobre a situação no Brasil. Arq. Inst. Biol. [online]. 2014, vol.81, n.3, pp.290-298. ISSN 1808-1657.  https://doi.org/10.1590/1808-1657000742012.

O Brasil se destaca na produção mundial de alimentos de origem animal, sendo que cada vez mais os mercados consumidores buscam alimentos seguros e inócuos para a saúde. Nesse contexto, torna-se fundamental a prevenção das zoonoses, que podem ser transmitidas através dos alimentos de origem animal, que muitas vezes são consumidos sem o devido preparo ou por populações mais vulneráveis. Nesta revisão bibliográfica, serão abordadas importantes enfermidades parasitárias de caráter zoonótico que ocorrem atualmente pela via de transmissão alimentar: a toxoplasmose, o complexo teníase-cisticercose, criptosporidiose, anisacose, difilobotriose e triquinelose.

Palavras-chave : zoonoses; enfermidades parasitárias; alimentos de origem animal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )