SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue4Challenges of adapting to environmental issue in cold storages in the city of São Luís, Maranhão: situation diagnosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos do Instituto Biológico

On-line version ISSN 1808-1657

Abstract

NOVAES, Stefani Faro de et al. Listeria spp. em carpaccio de carne bovina e perfil de resistência aos agentes antimicrobianos. Arq. Inst. Biol. [online]. 2014, vol.81, n.4, pp.309-314. ISSN 1808-1657.  https://doi.org/10.1590/1808-1657000022013.

O presente estudo foi conduzido com o objetivo de veri-ficar a ocorrência de Listeria spp. em 50 amostras de carpaccio de carne bovina comercializados em bares e restaurantes do município de Niterói, Rio de Janeiro, e avaliar o perfil de resistência dos isola-dos aos agentes antimicrobianos utilizados no tratamento de infec-ções. Constataram-se que 20% das amostras obtidas de restaurantes e 35% de bares estavam contaminadas com Listeria spp. Dentre as espécies, L. welshimeri foi isolada com maior frequência (81,82%), seguida de L. grayi, (13,66%) e L. monocytogenes(4,55%), sendo o ágar Oxford o meio de plaqueamento mais eficiente para isolamento. Foi verificada a ocorrência de resistência dos isolados frente a todos os agentes antimicrobianos testados, exceto à tetraciclina, diante da qual 95,5% dos isolados apresentaram sensibilidade. A multirresistência foi verificada em 68,75% das estirpes analisadas. Desta forma, concluiu-se que o consumo de carpaccio de carne bovina representa risco potencial, constituindo um grave problema de saúde coletiva, especialmente devido à confrmação de estirpes patogênicas e resistentes aos principais agentes antimicrobianos utilizados no tratamento de listeriose.

Keywords : antimicrobianos; bares; higiene; Listeria monocytogenes; restaurantes; segurança alimentar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )