SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue4Liquid production of entomopathogenic fungi and ultraviolet radiation and temperature effects on produced propagulesIsolation of Alcaligenes faecalis in fish Betta splendens Regan, 1910 in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos do Instituto Biológico

On-line version ISSN 1808-1657

Abstract

ISHIKAWA, Mayra Suemy; IGARASHI, Seiji  and  FONSECA, Inês Cristina de Batista. Viabilidade técnica do kit QuickStix™ na identificação de Phakopsora pachyrhizi capturados com coletor de esporos. Arq. Inst. Biol. [online]. 2014, vol.81, n.4, pp.351-359. ISSN 1808-1657.  http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657000152013.

O objetivo deste trabalho foi testar a eficiência do uso do kitQuickStix™ para a identificação de esporos de Phakopsora pachyrhizi, agente causal da ferrugem asiática da soja, coletados por meio de um coletor SIGA. O kit QuickStix é capaz de detectar a presença de Phakopsora pachyrhizi nos estágios iniciais da infecção foliar, determinando a presença ou ausência do patógeno na amostra. Ele captura propágulos de fungos presentes no ar, que são identificados ou quantificados por varredura de lâminas em microscópio óptico comum. Foram testados diferentes números de esporos com 4, 8 e 12 gotas da solução extratora. Para os resultados positivos, foram avaliados a intensidade da linha de teste e o tempo para sua ocorrência. O kit foi capaz de detectar pequenas quantidades de esporos, sendo que a proporção de resultados positivos foi diretamente proporcional ao número de esporos e inversamente proporcional ao total de gotas. A porção adequada de gotas da solução extratora foi de quatro, pois apresentou mais resultados positivos para todas as classes dos números de esporos. Não foi possível observar uma diferença entre o tempo para a ocorrência dos resultados positivos aos diferentes tratamentos. A intensidade da linha de teste foi superior para as classes com mais esporos.

Keywords : ferrugem asiática da soja; Glycine max.; manejo; armadilha de esporos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )