SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue4Frequency of macroscopic lesions in cattle positive to the tuberculin skin testNon-compliances found in the official audits of SISBOV held in Minas Gerais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos do Instituto Biológico

On-line version ISSN 1808-1657

Abstract

DESTRO, Karen Cristiane et al. Ocorrência de Cryptosporidium spp. em bezerros bubalinos no estado do Pará. Arq. Inst. Biol. [online]. 2014, vol.81, n.4, pp.368-371. ISSN 1808-1657.  http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657000722012.

A criptosporidiose é uma zoonose causada por protozoários do gênero Cryptosporidium, que acomete diversas espécies animais, inclusive o homem. Com o presente estudo objetivou-se determinar a ocorrência da infecção por Cryptosporidium spp. em bubalinos criados no estado do Pará. Para tanto, foram colhidas fezes de 253 bubalinos, de um dia até seis meses de idade. As fezes colhidas diretamente do reto foram classificadas como diarreicas e não diarreicas segundo a consistência e o aspecto, e analisadas em microscópio óptico após procedimentos de centrifugação, concentração e coloração pelo corante de Kinyoun. Observou-se uma ocorrência de Cryptosporidium spp. em 2,37% (6/253) das amostras, sendo todas não diarreicas. Não foi estabelecida relação significativa entre a infecção por Cryptosporidium spp., os sinais clínicos de diarreia e a idade dos animais (p > 0,05). Deste modo, conclui-se que a infecção pelo protozoário Cryptosporidium spp. em bubalinos no estado do Pará apresenta uma baixa ocorrência em animais na faixa etária de um dia até seis meses de idade.

Keywords : búfalos; criptosporidiose; protozoário; diarreia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )