SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82Interference of different storage temperatures in the dynamics of probiotic Bifidobacterium spp. and Streptococcus thermophilus starter cultures in fermented milkBioactivity of aqueous extracts of plants to the fruit fly larvae, Ceratitis capitata (Wied.) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos do Instituto Biológico

Print version ISSN 0020-3653On-line version ISSN 1808-1657

Abstract

ESPER, Renata Haddad; GONCALEZ, Edlayne; FELICIO, Roberto Carlos  and  FELICIO, Joana Darc. Atividade fungicida e constituintes químicos do óleo essencial de Ageratum conyzoides de três regiões do estado de São Paulo, Brasil. Arq. Inst. Biol. [online]. 2015, vol.82, pp.1-4.  Epub Aug 28, 2015. ISSN 1808-1657.  https://doi.org/10.1590/1808-1657000482013.

A composição química e a atividade antifúngica do óleo essencial de folhas de Ageratum conyzoides, coletadas em Ibiúna (1), Ribeirão Pires (2) e Campinas (3) no estado de São Paulo, foram investigadas. Os óleos essenciais foram obtidos a partir de folhas de A. conyzoides por hidrodestilação e analisados ​​por CG/EM. A composição química do óleo essencial de A. conyzoides coletadas em Ribeirão Pires e Ibiúna consiste principalmente de precoceno I e II. O óleo essencial das folhas coletadas em Campinas possui apenas traços de precoceno II e uma maior proporção de precoceno I, α-humuleno e (E)-cariofileno quando comparado com os óleos (1) e (2). O crescimento de Aspergillusflavus foi inibido pelos óleos essenciais (1) e (2) em 60 e 64%, respectivamente, enquanto que o óleo (3) foi inativo. Por outro lado, os três óleos essenciais inibiram a esporulação do fungo por mais de 120 dias. Os óleos essenciais de folhas coletadas em locais que mostram semelhanças na latitude, altitude e temperatura média, como Ribeirão Pires e Ibiúna, mostraram composição química e atividade antifúngica semelhante. Isso mostrou a importância dos fatores geo-ecológicos na produção de metabólitos da planta.

Keywords : Ageratum conyzoides; óleo essencial; Aspergillus flavus; atividade fungicida; Asteraceae.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )