SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83Método Mello e Campos (1974) adaptado para recuperação de cestódeos de aves (Gallus domesticus)Controle de cominho (Fimbristylis miliacea) e seletividade à cultura do arroz irrigado com bispyribac-sodium + metsulfuron-methyl associados a adjuvantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos do Instituto Biológico

versão impressa ISSN 0020-3653versão On-line ISSN 1808-1657

Resumo

BRAMBATTI, Adriana; BRAMMER, Sandra Patussi; WIETHOLTER, Paula  e  NASCIMENTO JUNIOR, Alfredo do. Estabilidade genética em triticale estimada pela viabilidade polínica. Arq. Inst. Biol. [online]. 2016, vol.83, e0802014.  Epub 15-Dez-2016. ISSN 0020-3653.  https://doi.org/10.1590/1808-1657000802014.

O estudo visou inferir sobre a estabilidade genética, com base na viabilidade polínica, em genótipos de triticale hexaploide utilizados no bloco de cruzamentos do programa de melhoramento genético da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Trigo). O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado. Para cada genótipo, foram avaliadas cinco repetições e cada repetição foi constituída por uma planta. Analisaram-se, por meio de microscopia óptica e pela técnica de Squash com corante carmim acético 1%, 200 grãos de pólen por lâmina, totalizando 1.000 grãos de pólen por genótipo. As variáveis analisadas foram: grãos de pólen binucleados e trinucleados, com pouco amido, vazios, com mais de um poro e de tamanhos diferentes. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 1%. Houve diferença significativa entre todas as variáveis. A porcentagem de grãos de pólen binucleados e/ou trinucleados variou de 74 a 97%. Concluiu-se que 66% dos genótipos avaliados apresentaram viabilidade polínica acima de 90%, sendo indicados a continuar fazendo parte do programa de melhoramento genético de triticale, tanto na seleção de parentais como durante os cruzamentos e retrocruzamentos. Portanto, os estudos citogenéticos representam excelente ferramenta de apoio ao melhorista na escolha dos genótipos mais estáveis.

Palavras-chave : X Triticosecale Wittmack; grãos de pólen; seleção assistida; citogenética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )