Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de marketing na área de sementes

Marketing strategies in the area of seeds

RESUMO:

O marketing na área de sementes é um instrumento promissor para o aumento da taxa de utilização de sementes certificadas. Objetivou-se no presente trabalho analisar o marketing como ferramenta para promover o aumento da taxa de utilização de sementes certificadas. Vale ressaltar que o não pagamento de royalties com a compra de sementes clandestinas descapitaliza a indústria de sementes e reduz o investimento em novas tecnologias e cultivares pelos setores público e privado, diminuindo consequentemente à probabilidade de sucesso dos agricultores pela utilização de tecnologias ultrapassadas. De maneira geral, verifica-se que o marketing na área de sementes é um importante recurso empregado pelas empresas de sementes, a fim de superar a concorrência e atender às exigências do mercado e, por conseguinte, promover o aumento da taxa de uso de sementes certificadas pelos agricultores.

PALAVRAS-CHAVE:
certificação de sementes; planejamento estratégico; agricultores; royalties; mercado de sementes

Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br