SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84Alternative phytosanitary products against to white muscardine in Bombyx mori L. (Lepidoptera: Bombycidae)Porcine circovirus 2b: isolations and mutation rate in J744 lineage macrophage cell author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos do Instituto Biológico

On-line version ISSN 1808-1657

Abstract

ALVES, Luis Francisco Angeli; MARTINS, Claudecir Castilho; NARDELLI, Margaret Seghetto  and  ALVES, Victor Michelon. Avaliação in vitro e caracterização morfológica de um novo produto à base de terra de diatomáceas visando ao controle do cascudinho dos aviários. Arq. Inst. Biol. [online]. 2017, vol.84, e0782015.  Epub Aug 03, 2017. ISSN 1808-1657.  https://doi.org/10.1590/1808-1657000782015.

Terra de diatomáceas (TD) é um pó inerte proveniente da moagem de rochas de depósitos de algas diatomáceas fossilizadas rico em dióxido de sílica. Apresenta-se como um pó fino e altamente higroscópico e é recomendado para uso em aviários de frango de corte como condicionador ambiental, com ação secundária na redução populacional do cascudinho (Alphitobius diaperinus). Este estudo visou avaliar, em laboratório, a atividade inseticida de um novo produto comercializado no Brasil como condicionador ambiental de aviários (Poultry Sec®, Vet Science Bio Solution, Maringá, Paraná, Brasil), bem como caracterizá-lo. O experimento foi conduzido adicionando-se o produto na ração de frango (1, 2 and 3 g TD/kg ração), e também com a aplicação dele na cama de aviário (86 e 172 g TD/m2). Os insetos adultos foram mantidos nos recipientes com as misturas em 26°C no escuro por 10 dias. Amostras do produto foram também analisadas em microscópio óptico visando à contagem e medição das frústulas e identificação das espécies presentes no produto. Quando aplicado sobre a cama, o produto causou entre 83 e 85% de mortalidade. Foram estimados 1,2 × 106 indivíduos/g do produto, distribuídos em nove gêneros diferentes, com predominância de Brachysira Kützing (40%).

Keywords : cascudinho dos aviários; controle alternativo; pó inerte.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )