SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84Encefalopatia espongiforme bovina atípica: uma revisãoClassificacão e mecanismo de infecção dos fungos entomopatogênicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos do Instituto Biológico

versão On-line ISSN 1808-1657

Resumo

MOURA, Gabriela Silva  e  FRANZENER, Gilmar. Biodiversidade de nematoides indicadores biológicos da qualidade do solo em agroecossistemas. Arq. Inst. Biol. [online]. 2017, vol.84, e0142015.  Epub 09-Nov-2017. ISSN 1808-1657.  https://doi.org/10.1590/1808-1657000142015.

Nematoides podem ser associados com a condição ecológica do solo, relacionando-se assim à condição de sustentabilidade da produção agrícola. Estudos da sua diversidade podem ser aplicados com a finalidade de utilizá-los como bioindicadores de alterações ambientais e dos impactos produtivos, contudo esses organismos têm sido negligenciados nos agroecossistemas, somente assumindo status de patógeno quando sua população se encontra muito elevada, com acentuadas perdas em produtividade. Estima-se que aproximadamente 10% dos nematoides causam danos às plantas, 25% são nematoides agrupados nos níveis tróficos de fungívoros ou micófagos, bacterívoros e onívoros, de acordo com o tipo de sua alimentação. Em diversos casos não se conhece a relação do nível populacional do nematoide com o nível de dano nas plantas. Por esse motivo, o uso de pesticidas e fertilizantes é ainda uma prática comum por parte dos agricultores, ocasionando perda de matéria orgânica do solo, erosão e contaminação das águas subterrâneas, além de desequilíbrio na microbiota. O trabalho teve como objetivo fazer uma breve revisão sobre a diversidade de nematoides no solo em agroecossistemas que podem ser utilizados em estudos de sustentabilidade, como bioindicadores da qualidade do solo. Diversas espécies de nematoides apresentam potencial para serem utilizadas como indicadores biológicos da qualidade do solo. Nesse sentido, o conhecimento e o uso de bioindicadores pelos produtores rurais são importantes, no sentido de incentivar práticas de manejos sustentáveis que não ocasionem o desequilíbrio da biodiversidade do solo.

Palavras-chave : indicadores biológicos; solo; agrobiodiversidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )