SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85Glifosato, isolado ou em associações, no desempenho agronômico e qualidade de sementes de soja RR ® 2Resistência de cultivares de milho a Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos do Instituto Biológico

versão impressa ISSN 0020-3653versão On-line ISSN 1808-1657

Resumo

SARAIVA, Althieris de Souza et al. Distribuição espaço-temporal de ácaros fitófagos e predadores no dossel de plantas de pinhão-manso. Arq. Inst. Biol. [online]. 2018, vol.85, e0212018.  Epub 14-Nov-2018. ISSN 0020-3653.  http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657000212018.

O presente estudo teve por objetivo avaliar a distribuição espaço-temporal de ácaros fitófagos e predadores no dossel de plantas de pinhão-manso. Parâmetros de riqueza, diversidade e abundância de ácaros foram determinados. Os resultados deste estudo demonstram que maiores valores de riqueza, diversidade e abundância de ácaros foram observados principalmente no estrato apical e que os níveis populacionais desses artrópodes em plantas de pinhão-manso são mais expressivos na estação chuvosa. Os ácaros fitófagos concentram-se distribuídos principalmente no estrato apical, sendo Brevipalpus sp. a espécie mais abundante. Ácaros predadores da família Phytoseiidae foram aqueles de maior riqueza e diversidade, sendo o ácaro predador Amblydromalus zannoui o mais abundante. Os resultados obtidos neste trabalho sugerem uma dinâmica sazonal tanto para populações de ácaros predadores quanto para ácaros fitófagos em pinhão-manso.

Palavras-chave : Jatropha curcas L.; manejo integrado de ácaros; monitoramento; Amblydromalus zannoui.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )