SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86Análises de sobrevivência de imaturos de Diaphorina citri em pomar jovem de citros em São Paulo, BrasilResistência múltipla à mancha aureolada e à mancha foliar bacteriana em Coffea spp. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos do Instituto Biológico

versão impressa ISSN 0020-3653versão On-line ISSN 1808-1657

Resumo

VALENTINI, Renan Paganini et al. Óleos essenciais de limão Taiti e canela em casca no controle de fungos de armazenamento e na qualidade fisiológica e sanitária de feijão. Arq. Inst. Biol. [online]. 2019, vol.86, e0172019.  Epub 25-Nov-2019. ISSN 0020-3653.  https://doi.org/10.1590/1808-1657000172019.

Com o objetivo de avaliar a eficiência dos óleos essenciais de Citrus latifolia (limão taiti) e Cinnamomum zeylanicum (canela em casca) no controle dos fitopatógenos Penicillium sp. e Aspergillus sp. e na qualidade das sementes de feijão, foram conduzidos dois experimentos. No primeiro, avaliou-se o efeito dos óleos essenciais de C. latifolia e C. zeylanicum no desenvolvimento in vitro dos fungos Penicillium sp. e Aspergillus sp. e, no segundo, a influência dos óleos essenciais sobre a qualidade fisiológica e sanitária das sementes de feijão. As variáveis crescimento micelial, germinação de conídios e esporulação de Penicillium sp. e Aspergillus sp. foram aferidas no primeiro experimento, enquanto o teste de germinação de sementes, primeira contagem de germinação, índice de velocidade de germinação (IVG) e teste de sanidade de sementes de feijão foram aferidas no segundo. O óleo essencial (OE) de C. zeylanicum foi mais eficiente que C. latifolia no controle dos fungos Aspergillus sp. e Penicillium sp., mas diminuiu a qualidade fisiológica das sementes de feijão. A diversidade fúngica identificada no teste de sanidade de sementes foi composta por fungos dos gêneros Aspergillus, Penicillium, Cladosporium, Fusarium, Chaetomium e Rhizopus. Os resultados indicam o potencial do uso desses óleos essenciais no tratamento de sementes.

Palavras-chave : Phaseolus vulgaris; Penicillium sp.; Aspergillus sp.; Cinnamomum zeylanicum; Citrus latifolia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )