SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86Lonchaeidae (Diptera) species and their host plants in the Cerrado biome in the state of Piauí, BrazilListeria monocytogenes in ham sliced in supermarkets in Recife city, Pernambuco state author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos do Instituto Biológico

Print version ISSN 0020-3653On-line version ISSN 1808-1657

Abstract

OSORIO, Pedro Raymundo Argüelles et al. Morfologia e processo de infecção de Olivea neotectonae em folhas de teca. Arq. Inst. Biol. [online]. 2019, vol.86, e0232019.  Epub Oct 28, 2019. ISSN 0020-3653.  http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657000232019.

A ferrugem, causada pelo fungo biotrófico Olivea neotectonae, destaca-se como uma doença importante nas plantações de teca no Brasil. Considerando a importância atual dessa ferrugem e a necessidade de obter informações básicas adicionais sobre seu agente causal para melhor manejo da doença, o presente estudo teve como objetivo analisar a morfologia da O. neotectonae utilizando microscopia de luz e demonstrar o processo de infecção em folhas de teca por meio de técnicas de microscopia eletrônica de varredura (MEV). As características morfológicas observadas em microscopia de luz foram semelhantes às descritas na literatura para essa espécie. A MEV revelou que as estruturas de infecção do patógeno penetraram na folha de teca através do complexo estomático. Este estudo fornece a primeira evidência microscópica do processo de infecção de Olivea neotectonae em folhas de plantas de teca.

Keywords : Tectona grandis; microscopia eletrônica; morfologia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )