SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86Ocorrência de aglutininas anti-Brucella abortus em pequenos ruminantes de SergipeMoscas-lança associadas ao maracujá-doce e contribuições para o conhecimento de Lonchaeidae no Peru índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos do Instituto Biológico

versão impressa ISSN 0020-3653versão On-line ISSN 1808-1657

Resumo

PINTO, Ciro Pedro Guidotti; RICKES, Letícia Neutzling; ZOTTI, Moisés João  e  GRUTZMACHER, Anderson Dionei. Comparação da atividade de moléculas agonistas em relação ao receptor de ecdisona em um sistema de triagem baseado em linhagens celulares de insetos. Arq. Inst. Biol. [online]. 2019, vol.86, e0312019.  Epub 25-Nov-2019. ISSN 0020-3653.  https://doi.org/10.1590/1808-1657000312019.

O receptor de ecdisona, naturalmente ativado por hormônios esteroidais, é uma proteína-chave nos processos de muda e reprodução de insetos. A ativação artificial desse receptor por meio de pesticidas específicos induz um processo de ecdise anômala, levando o inseto à morte por dessecação e inanição. Neste trabalho, foi estabelecido um protocolo para a triagem de moléculas agonistas em relação ao receptor de ecdisona nas linhagens celulares responsivas S2 (Diptera) e Sf9 (Lepidoptera), transfectadas com o plasmídeo repórter ere.b.act.luc. Para tanto, curvas de dose-resposta foram estabelecidas com o ecdisteroide 20-hidroxiecdisona, o fitoecdisteroide ponasterona-A e tebufenozida, um pesticida pertencente à classe das diacilhidrazinas. Em ambas linhagens celulares, os valores médios de concentração efetiva para indução gênica (EC50) ponasterona-A foram menores, significando que este é o agonista mais potente. Em células Sf9, a tebufenozida apresentou EC50 menor que a 20-hidroxiecdisona, indicando uma alta atividade agonista e especificidade deste inseticida a lepidópteros. O protocolo estabelecido neste trabalho pode ser utilizado para uma rápida triagem e busca racional de pesticidas de alvo bioquímico específico.

Palavras-chave : plasmídeo; tebufenozida; 20-hidroxiecdisona; ponasterona-A.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )