SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87Causes of equine abortion, stillbirth, and perinatal mortality in BrazilInfluence of Meloidogyne incognita race 1 on the development of clones of Coffea canephora, variety “Jequitibá Incaper 8122” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos do Instituto Biológico

Print version ISSN 0020-3653On-line version ISSN 1808-1657

Abstract

SILVA, André Felipe Moreira et al. Manejo de herbicidas em soja tolerante a glifosato e sulfonilureias. Arq. Inst. Biol. [online]. 2020, vol.87, e0372019.  Epub Oct 19, 2020. ISSN 1808-1657.  https://doi.org/10.1590/1808-1657000372019.

Há poucas informações sobre a eficácia e seletividade de sulfonilureias, isoladas e associadas ao glifosato, na soja tolerante ao glifosato e às sulfonilureias. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia no controle de plantas daninhas e seletividade de sulfonilureias, isoladas e em associação com o glifosato, em pós-emergência (V4) de soja RR2/STS. Os experimentos foram conduzidos em áreas localizadas nos municípios de Piracicaba, São Paulo (SP), Brasil (experimento I) e Palotina, Paraná (PR), Brasil (experimento II). Os tratamentos foram compostos pela aplicação dos herbicidas sulfometurom, clorimurom, halossulfurom, etoxissulfurom e glifosato, isolados e em associação, no cultivar BMX Garra RR2/STS. O experimento I foi realizado com o foco principal na avaliação da eficácia no controle de plantas daninhas; ao passo que o experimento II se concentrou principalmente na avaliação da seletividade dos herbicidas. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Foram avaliados sintomas de injúria, controle de plantas daninhas e variáveis relacionadas ao desempenho agronômico. Os dados foram submetidos à análise de variância, e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey. Sulfonilureias associadas ao glifosato foram eficazes no controle de plantas daninhas e seletivas para o cultivar de soja BMX Garra RR2/STS. A associação sulfometurom + clorimurom + glifosato apresentou potencial fitotóxico para o cultivar BMX Garra RR2/STS.

Keywords : Glycine max; STS; controle de plantas daninhas; seletividade de herbicidas; desempenho agronômico.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )