SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Avaliação da curvatura torácica e da presença de dor em mulheres de diferentes faixas etáriasPrótese para substituição total de disco intervertebral: desenvolvimento de modelo computacional e análise por elementos finitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Coluna/Columna

versão impressa ISSN 1808-1851

Resumo

FONTES, Bruno Pinto Coelho et al. Tratamento da espondilólise sintomática com reparo direto pela técnica de Buck modificada. Coluna/Columna [online]. 2009, vol.8, n.1, pp. 32-37. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512009000100007.

OBJETIVO: justificar a reconstrução da pars interarticularis pela técnica modificada de Buck como método efetivo no tratamento de lombalgia por espondilólise ou espondilolistese tipo 1, refratárias ao tratamento conservador. MÉTODOS: avaliação retrospectiva de oito pacientes com idade entre 11 e 34 anos, operados e acompanhados no período de outubro de 2004 a maio de 2008 com a técnica de Buck utilizando-se parafusos canulados de titânio. Nenhum paciente foi imobilizado no pós-operatório. Os pacientes foram selecionados após serem submetidos a estudos por imagem utilizando radiografias e ressonância magnética. Também foram avaliados no pós-operatório, segundo os critérios de Henderson e quanto à satisfação com o tratamento, assim como o índice de consolidação. RESULTADOS: sete pacientes foram classificados como excelentes, retornando ao nível de prática esportiva e laboral prévia. Dentre eles, um evoluiu com parestesia transitória, com recuperação completa. A oitava paciente apresentou uma pseudartrose bilateral, mas com bom resultado do ponto de vista clínico. Todos os pacientes ficaram satisfeitos com o resultado. CONCLUSÃO: a reconstrução ístmica com parafusos de titânio atingiu excelentes resultados ao aliar biomecânica estável, dissecção mínima da musculatura, com preservação da anatomia e mobilidade do segmento.

Palavras-chave : Dor lombar [cirurgia]; Espondilólise; Procedimentos ortopédicos [métodos]; Parafusos ósseos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português