SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Clinical determinants' influence on lumbar discectomy prognosis: multi-factor analysisAdjacent segment disease (Transitional Syndrome) in cervical spine: clinical and radiological results author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851

Abstract

HUBNER, André Rafael; SPINELLI, Leandro de Freitas  and  KLAUS, Alex Magadiel. Decisão no tratamento das fraturas do odontoide. Coluna/Columna [online]. 2010, vol.9, n.1, pp. 43-48. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512010000100009.

OBJETIVO: avaliação e determinação de critérios que possam nortear o tratamento das fraturas do odontoide. MÉTODOS: foi realizado estudo retrospectivo e comparativo entre o tratamento conservador e o cirúrgico do odontoide em 24 pacientes com fratura decorrente de trauma. Os pacientes foram avaliados por meio de exame clínico e radiológico e o tratamento efetuado foi avaliado por meio de testes descritivos, distribuição de frequências e testes estatísticos comparativos. RESULTADOS: foram observados 17 pacientes do sexo masculino (70,8%) e 7 do sexo feminino (29,2%), com idades entre 12 e 80 anos (média de 39 anos) e seguimento pós-tratamento de 12 a 110 meses. Em relação às fraturas, não foram observadas fraturas do tipo I, 17 casos apresentaram fratura do tipo II (70,8%) e 7 do tipo III (29,2%), classificadas segundo Anderson e D'Alonzo. A decisão pelo tratamento cirúrgico ou conservador ocorreu em função de critérios de redução e instabilidade. Quando se decidia pelo tratamento cirúrgico, era utilizado o acesso de Southwick-Robinson, utilizando-se um parafuso canulado para a fixação da fratura. Nos pacientes tratados conservadoramente, optou-se pelo halo-gesso ou colar cervical tipo Philadelphia. Independentemente do tipo da fratura, a consolidação ocorreu em média em três meses para os pacientes tratados cirurgicamente, enquanto as fraturas tratadas conservadoramente consolidaram em torno de cinco meses. CONCLUSÕES: apesar de haver uma tendência à consolidação mais rápida quando é realizado o tratamento cirúrgico, o tratamento conservador deve ser considerado, tendo em vista os critérios de redução e instabilidade.

Keywords : Fixação interna de fraturas [métodos]; Processo odontoide [cirurgia]; Processo odontoide [tratamento].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese