SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Fraturas vertebrais e fraturas concomitantes do esterno: revisão de seis casosFeocromocitoma adrenal metastático para a coluna torácica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Coluna/Columna

versão impressa ISSN 1808-1851

Resumo

FALAVIGNA, Asdrúbal; RIGHESSO, Orlando; TELES, Alisson Roberto  e  HOESKER, Thiago. Hematoma epidural espinhal espontâneo: duas diferentes apresentações da mesma doença. Coluna/Columna [online]. 2010, vol.9, n.3, pp. 338-342. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512010000300016.

Os autores relatam dois casos de hematoma epidural espinhal espontâneo com diferentes apresentações clínicas e sua revisão da literatura. O primeiro paciente apresentava sinais e sintomas de compressão medular cervical, necessitando de laminectomia de urgência, enquanto no segundo paciente, que era crônico, havia sintomatologia de lombociatalgia por compressão nervosa de evolução de cinco meses e com diagnóstico radiológico de cisto facetário. A intervenção cirúrgica precoce é o tratamento de escolha para os hematomas epidurais espinhais espontâneos. Os hematomas epidurais espinhais espontâneos, conforme a localização na coluna vertebral, diferem na apresentação clínica e no manejo. Na região lombar, o diagnóstico diferencial deve ser feito com patologias degenerativas.

Palavras-chave : Hematoma epidural espinal; Laminectomia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · pdf em Inglês