SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Radiographic evaluation of sagital kyphosis in spinal tuberculosisClinical and radiological evaluation of kyphoplasty in the treatment of osteoporotic spinal fractures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851

Abstract

DAMASCENO, Marcelo Loquette et al. Estudo retrospectivo dos resultados da utilização do halo craniano nas fraturas-luxações subaxiais. Coluna/Columna [online]. 2010, vol.9, n.4, pp. 376-380. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512010000400006.

OBJETIVO: avaliar o emprego do halo craniano em fraturas e luxações cervicais no atendimento inicial, relacionado com a taxa de sucesso na redução fechada de lesões cervicais nos diferentes tipos de fraturas. MÉTODOS: investigação retrospectiva de prontuários de pacientes atendidos e tratados de Janeiro de 2004 até Março de 2009, em um total de 222 pacientes, categorizando as lesões encontradas de acordo com a classificação AO. RESULTADOS: encontramos alta taxa de sucesso de redução fechada em pacientes com lesões cervicais por compressão axial (AO tipo A) no emprego do halo craniano; em lesões por distração (AO tipo B) e movimento rotacional (AO tipo C) observamos aproximadamente 50% de redução fechada da luxação; além disso, lesões em níveis mais craniais apresentam maior taxa de sucesso na redução. CONCLUSÃO: o emprego do halo craniano é encorajado, pois, além de realizar um papel imobilizador no atendimento inicial, apresenta resultados satisfatórios na tentativa de redução fechada da lesão cervical, melhorando o conforto do paciente, facilitando a abordagem cirúrgica posterior e o cuidado da equipe de enfermagem.

Keywords : Fraturas da coluna vertebral [reabillitação]; Tração [reabilitação]; Tração [métodos]; Imobilização [instrumentação]; Vértebras cervicais [lesões].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese