SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Radiographic evaluation of sagittal collapse in Magerl type B thoracolumbar fracturesCorrelation between Pfirrmann and Modic classifications in the degeneration of lumbar intervertebral disc author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851

Abstract

COUTO, Bruno Brasil do et al. Análise radiológica comparativa entre espondilodiscite tuberculosa e inespecífica. Coluna/Columna [online]. 2010, vol.9, n.4, pp. 394-400. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512010000400009.

OBJETIVO: comparar as imagens radiológicas da espondilodiscite tuberculosa e a inespecífica. MÉTODOS: estudo retrospectivo mediante revisão de prontuários e exames de imagem dos pacientes portadores de discite inespecífica e específica pelo Micobacterium tuberculosis, que realizaram tratamento, pelo Grupo de Coluna do Departamento de Ortopedia e Traumatologia no período de 1989 a Agosto de 2009. RESULTADOS: foram analisados 48 prontuários e arquivos de imagens de pacientes portadores de discite tuberculosa (Tbc) e 31 de pacientes portadores de discite inespecífica. Dos portadores de espondilite tuberculosa, também denominada mal de Pott, 54% eram do sexo masculino. A idade variou de 3 a 87 anos com média de 44,1 anos. Nos pacientes portadores de discite inespecífica, 68% eram do sexo masculino, e a idade variou de 2 meses a 76 anos. O padrão radiográfico predominante na discite por Tbc foi o acunhamento da região anterior do corpo vertebral em 88,2% dos casos. Nos pacientes com discite inespecífica, a diminuição do espaço discal foi o achado mais prevalente, encontrado em 87% dos casos. CONCLUSÃO: A discite por Tbc apresentou nesta série uma maior prevalência de alterações estruturais importantes na coluna vertebral, como a cifose, e reação paravertebral em relação à discite inespecífica. Enquanto a prevalência de infecção inespecífica foi maior em pacientes pediátricos, a discite por Tbc teve prevalência progressivamente maior com o aumento da idade dos pacientes.

Keywords : Coluna vertebral; Discite; Tuberculose [radiografia].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese