SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Influence of surgical trauma on the behavior of serum albumin after spine surgeryPreoperative evaluation for the use of cranial halo traction in the spine treatment of rigid deformities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851

Abstract

SOEJIMA, Fábio Kazuo; MACANEIRO, Carlos Henrique; LAUFFER, Rodrigo Fetter  and  RODACKI, Marco Antônio. Análise do diâmetro transverso do processo odontoide com uso da tomografia computadorizada. Coluna/Columna [online]. 2010, vol.9, n.4, pp. 413-416. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512010000400012.

INTRODUÇÃO: o diâmetro reduzido do odontoide é um desafio para o cirurgião no planejamento pré-operatório e escolha na fixação da fratura com um ou dois parafusos. OBJETIVO: analisar a medida do diâmetro transverso (DT) do processo odontoide por meio da tomografia computadorizada para o planejamento pré-operatório da osteossíntese com um ou dois parafusos. MÉTODOS: foram analisadas 79 tomografias computadorizadas cervicais de pacientes adultos, sem deformidades congênitas ou queixas de dor em coluna cervical alta, atendidos em uma clínica privada de Blumenau - Santa Catarina. RESULTADOS: as médias de idade não revelaram diferença estatisticamente significante entre os sexos, mas observou-se diferença estatisticamente significante entre as médias do DT do odontoide de homens e mulheres. A média do diâmetro transverso nos homens foi de 10,29 mm, e nas mulheres de 9,39 mm. CONCLUSÃO: a tomografia computadorizada mostrou-se útil para a medição do diâmetro transverso do processo odontoide. A fixação com um parafuso cortical de 3,5 mm seria possível em todos os casos analisados e a fixação com dois parafusos seria possível em 83,9% dos homens e 62,5% das mulheres.

Keywords : Coluna vertebral [cirurgia]; Processo odontoide [lesões]; Fixação de fraturas [métodos]; Parafusos ósseos; Tomografia computadorizada por raios X.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese