SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Evaluation of the pain and local morbidity of the insertion taken out from the iliac crest to the anterior cervical arthrodesisManagement of intraoperatory dural tear in lumbar spine arthrodesis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851

Abstract

SIDOLI, Cleverson Tadeu; PUDLES, Edson; ROCHA, Luís Eduardo Munhoz da  and  CUNHA, Luiz Antônio Munhoz da. Artrodese de coluna: avaliação da satisfação dos cuidadores de pacientes com síndrome de Rett. Coluna/Columna [online]. 2010, vol.9, n.4, pp. 430-434. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512010000400015.

OBJETIVO: avaliar o nível de satisfação dos cuidadores de pacientes com síndrome de Rett. MÉTODOS: foi realizado um estudo retrospectivo por meio dos prontuários de dez pacientes com Síndrome de Rett, nove femininos e um masculino. Foram obtidos os dados radiográficos e foi elaborado um questionário de 31 perguntas, respondidas pelos familiares dos pacientes. RESULTADOS: a redução média no ângulo pré-operatório e a medida no pós-imediato foi de 72,4%. Complicação pós-operatória ocorreu em apenas um caso, e 87,5% dos cuidadores afirmaram que houve melhora expressiva com relação ao efeito da cirurgia sobre os cuidados pessoais, na função e locomoção; o tempo de permanência na cadeira de rodas aumentou. Para 66,7% dos cuidadores, a frequência de internamentos por problemas médicos e a frequência de pneumonia diminuíram com a cirurgia. Também fizeram uma avaliação positiva sobre a estética da deformidade da coluna. A grande maioria dos cuidadores (85,7%) submeteria novamente seus filhos à cirurgia e recomendariam para outra criança com o mesmo problema. CONCLUSÃO: houve redução significativa na média do ângulo de Cobb entre o pré e pós-operatório e melhoria em todos os aspectos do paciente. Os cuidadores manifestaram que submeteriam seus filhos ao procedimento cirúrgico novamente.

Keywords : Síndrome de Rett [cirurgia]; Escoliose; Fusão vertebral; Cuidadores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese