SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Arthrodesis spine: satisfaction evaluation of the caregivers of patients with Rett syndromeRetrospective study of cervical arthrodesis with autograft versus hydroxyapatite graft author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851

Abstract

GRANDESE, Fabiano de Mendonça et al. Conduta na lesão dural intraoperatória em artrodese da coluna lombar. Coluna/Columna [online]. 2010, vol.9, n.4, pp. 435-439. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512010000400016.

OBJETIVO: estudo retrospectivo de pacientes com lesão dural intraoperatória de cirurgia da coluna vertebral lombar, conduzido por meio de um protocolo independente da extensão da lesão, complicações associadas e resultados após seguimento mínimo de um ano. MÉTODOS: um total de 10 pacientes com durotomia acidental em cirurgias de descompressão e artrodese da coluna vertebral lombar, no período de Janeiro de 2007 a Janeiro de 2009, para tratamento de doença degenerativa, tiveram seus prontuários revisados, após terem sido tratados por meio de um protocolo embasado em reparo primário da lesão, drenagem subaracnoidea fechada, subfascial e subcutânea aspirativa realizados por cirurgião experiente, associado a repouso relativo com mobilidade precoce e terapia medicamentosa. Suas anotações e exames radiológicos foram verificados com seguimento pós-operatório e direcionados para identificação de sintomas sugestivos de complicações. RESULTADOS: todos os pacientes apresentaram boa evolução, sem ocorrência de fístula liquórica ou infecção pós-operatória; três deles apresentaram cefaleia pós-operatória de leve intensidade. Não houve necessidade de reoperação em nenhum desses pacientes. CONCLUSÃO: concluiu-se que a conduta adotada é segura e de bom resultado para os pacientes quando ocorre esse tipo de lesão, independentemente da extensão da mesma.

Keywords : Dura-Máter [cirurgia]; Derrame subdural [terapia]; Fusão vertebral [instrumentação]; Reoperação; Cefaleia [líquido cefalorraquídeo].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese