SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4The importance of larynx videoendoscopy in diagnosis of recurrent laryngeal nerve injury after anterior approachInjury model by needle puncture of the Wistar rats' tail: histological and radiographic assessments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851

Abstract

JORGETTI, Rafael de Carvalho et al. Reprodutibilidade intra e interobservadores da classificação de Fujiwara para degeneração do ligamento interespinhoso por meio de ressonância magnética e relação entre as lesões degenerativas do disco intervertebral e do ligamento interespinhoso. Coluna/Columna [online]. 2010, vol.9, n.4, pp. 450-454. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512010000400019.

OBJETIVO: avaliar a aplicabilidade da classificação de Fujiwara em uma análise intra e interobservadores e compará-la com a classificação de Pfirrmann. MÉTODOS: foram avaliados 87 ligamentos interespinhosos e discos intervertebrais de 29 pacientes (16 mulheres e 13 homens), com média de idade de 49 anos (24 a 78 anos), por meio da ressonância magnética pela classificação de Fujiwara e de Pfirrmann. A avaliação de Fujiwara foi realizada por três observadores, em duas ocasiões, com intervalo mínimo de 15 dias. A avaliação de Pfirrman foi realizada pelos três observadores em um único tempo. Utilizamos o índice de Kappa para comparar a variação intra e interobservadores. RESULTADOS: a concordância intraobservadores foi considerada boa; no entanto, a concordância interobservadores foi pobre, com índices de Kappa menores que 0,2. CONCLUSÃO: a classificação de Fujiwara não se mostrou reprodutiva para avaliação do ligamento interspinhoso. No entanto, a maior divulgação e utilização dessa classificação podem torná-la um bom instrumento de comparação entre resultados de diferentes estudos.

Keywords : Classificação; Variações dependentes do observador; Imagem por ressonância magnética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese