SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Intraobserver and interobserver reproducibility of Fujiwara rating of interspinous ligament by magnetic resonance imaging and relationship between lumbar disc degeneration and interspinous ligament degenerationHigh dose of corticotherapy for spinal cord injuries: is it a benefit or not? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851

Abstract

PEREIRA, Ana Carolina de C. Issy et al. Modelo de degeneração do disco intervertebral por punção da cauda de ratos Wistar: avaliação histológica e radiográfica. Coluna/Columna [online]. 2010, vol.9, n.4, pp. 455-461. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512010000400020.

OBJETIVO: descrever a caracterização histológica e radiográfica do método de indução da degeneração do disco intervertebral da cauda de ratos Wistar induzida por meio de punção. MÉTODOS: ratos Wistar machos adultos foram anestesiados, radiografados e submetidos à punção dos discos intervertebrais localizados entre a sexta e a sétima e a oitava e nona vértebras coccígeas. Para a punção foi utilizada agulha de 20G, que foi introduzida até o ânulo fibroso, e foi realizada dupla rotação de 360º, mantendo-se a mesma posição durante 30 segundos antes da retirada. O disco intermediário aos segmentos lesados (7-8) não foi puncionado e foi utilizado como controle. Foi selecionado o período pós-lesão de 30 dias (n=9) para sacrifício e análise dos discos intervertebrais. Os animais foram radiografados 30 dias após a lesão para análise da altura do disco intervertebral. Os segmentos da cauda foram removidos, fixados e desmineralizados, processados e corados com Hematoxilina-Eosina para avaliação histológica. RESULTADOS: a análise radiográfica revelou a redução significativa da altura dos discos lesados em relação ao controle. A avaliação histológica revelou alterações no núcleo pulposo e ânulo fibroso dos discos lesados em relação ao controle. Não foram observadas diferenças na intensidade de lesão entre os discos proximal e distal. CONCLUSÃO: a degeneração do disco intervertebral da cauda de ratos Wistar induzida por meio de punção mostrou ser método reprodutível para estudo da degeneração do disco intervertebral. Esse modelo mostrou validade para avaliação experimental de novas intervenções terapêuticas nos processos de degeneração do disco intervertebral.

Keywords : Degeneração do disco intervertebral; Histologia; Disco intervertebral; Ratos Wistar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese