SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Clinic evaluation of transpedicular percutaneous vertebroplastyRetrospective study of post-operative infections in spine surgery: correlation with the number of surgical debridement performed author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851

Abstract

RIBERTO, Marcelo; CHIAPPETTA, Lorella Marianne; LOPES, Kathya Augusta Thomé  and  BATTISTELLA, Linamara Rizzo. A experiência brasileira com o core set da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde para lombalgia. Coluna/Columna [online]. 2011, vol.10, n.2, pp. 121-126. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512011000200008.

OBJETIVO: Validar empiricamente o core set da CIF para lombalgia e descrever a funcionalidade de uma amostra de pacientes com lombalgia mecânica crônica inespecífica. MÉTODOS: Vinte e nove pacientes de um centro de reabilitação foram avaliados por meio do core set da CIF para lombalgia e pelo questionário de Roland Morris (QRM) e SF-36. RESULTADOS: Todas as categorias de estruturas do corpo do core set se mostraram comprometidas em ao menos 80% dos pacientes, sendo consideradas validadas. Entre as 19 categorias de Funções do corpo, apenas quatro estavam comprometidas em menos que 80% dos pacientes, sendo consideradas não-validadas, o mesmo foi observado para cinco das 29 de Atividades e participações e cinco das 25 categorias de Fatores ambientais. CONCLUSÕES: As categorias selecionadas para o core set da CIF para lombalgia foram consideradas empiricamente validadas e em conjunto permitiram descrever a multiplicidade de repercussões dessa condição de saúde sobre a funcionalidade das pessoas. O core set da CIF serve para guiar a intervenção terapêutica interdisciplinar.

Keywords : Classificação Internacional de Funcionalidade; Incapacidade e Saúde; Qualidade de vida; Lombalgia; Questionários; Meio ambiente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese