SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue4The spine lateral bending and the dynamic chest compression principles for concomitant orthotic treatment of scoliosis and pectus deformitiesEvaluation of the use of GM1 after experimental spinal cord injury in rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851

Abstract

HUBNER, André Rafael et al. Avaliação do tratamento da discopatia degenerativa cervical pela artrodese via anterior utilizando placas associadas a cages ou cages em peek isoladamente. Coluna/Columna [online]. 2011, vol.10, n.4, pp. 300-304. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512011000400010.

OBJETIVOS: Avaliar comparativamente o tratamento da discopatia degenerativa cervical por discectomia e artrodese cervical via anterior utilizando placas associadas a cages ou cages em PEEK isoladamente. MÉTODOS: Foi realizado um estudo retrospectivo comparativo entre dois grupos de pacientes operados pela técnica de discectomia e artrodese cervical via anterior. Foram selecionados aleatoriamente 70 pacientes, 35 operados com o método de fixação com placas associadas a cages - denominado Grupo I - e 35 com o cage em PEEK isoladamente - Grupo II. Realizou-se anamnese, exame físico, escores de dor (escala visual e analógica da dor) e função (critérios de Odom's, SF-36, Indice de incapacidade do pescoço) o pré e pós-operatório e exames de imagem. RESULTADOS: Houve predominância de pacientes do sexo feminino em ambos os grupos, com média de idade de 55 anos no Grupo I e 47 no Grupo II. Ambos os grupos apresentaram distribuição semelhante quanto ao número de níveis operados, assim como nas complicações encontradas e escores de dor, cervicalgia e SF36 no pré e pós-operatório. Houve 97.1% de fusão com 94.3% de bons resultados no Grupo I e 100% de fusão, com 97 % de bons resultados no Grupo II. CONCLUSÕES: O estudo comparativo da utilização de placas com cages e cages em PEEK isoladamente apresentou resultados semelhantes e satisfatórios para os grupos estudados, não se constatando superioridade ou inferioridade de um método com relação ao outro.

Keywords : Artrodese; Vértebras cervicais [cirurgia]; Coluna [cirurgia].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese