SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número4Padrão de acometimento da coluna cervical na artrite reumatoide: seguimento de 6 anosTratamento da escoliose em crianças com paralisia cerebral utilizando a prótese vertical expansível de titânio para costela (VEPTR) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Coluna/Columna

versão impressa ISSN 1808-1851

Resumo

PINTO, Fabio Leme de Oliveira et al. Resultados do tratamento de fraturas crônicas pela via anterior em pacientes com osteoporose. Coluna/Columna [online]. 2011, vol.10, n.4, pp. 314-316. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512011000400013.

OBJETIVO: Analisar os resultados da cirurgia de corpectomia e artrodese por via anterior nos pacientes com fratura tipo explosão da coluna toracolombar e com osteoporose, que foram submetidos a tratamento conservador prévio por no mínimo sete meses, sem melhora importante do quadro doloroso. MÉTODOS: Foram tratadas seis pacientes idosas com fratura-explosão da coluna toracolombar em um único nível, depois de, no mínimo, sete meses do trauma, pela via anterior, com corpectomia, uso de enxerto autólogo de costela e fixação com parafusos pediculares nos níveis adjacentes. A dor foi avaliada pela EVA no pré-operatório, três semanas, três meses, seis meses e um anos após a cirurgia. RESULTADO: As pacientes apresentaram melhora significativa da dor pós-operatória, com diminuição substancial do uso de medicação analgésica. CONCLUSÕES: Os autores recomendam a via anterior isolada como método de tratamento para fraturas tipo explosão crônicas em pacientes com osteoporose pela baixa taxa de complicações e pelos resultados satisfatórios encontrados.

Palavras-chave : Osteoporose; Fratura; Coluna toracolombar; Resultados.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português