SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Descompresión neural aislada o combinada con la fusión posterolateral en las enfermedades degenerativas lumbosacras: evaluación de la calidad de vida e incapacidad funcional después de la operación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Coluna/Columna

versión impresa ISSN 1808-1851

Resumen

GOTFRYD, Alberto Ofenhejm; HENRIQUES, Guilherme Galito  y  POLETTO, Patrícia Rios. Influência da extensão da artrodese lombossacra nos resultados clínicos e funcionais. Coluna/Columna [online]. 2012, vol.11, n.1, pp.13-16. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512012000100001.

OBJETIVO: Verificar a influência da extensão da fusão póstero-lateral lombossacra e seu impacto nos resultados clínicos e funcionais. MÉTODOS: Foram avaliados 22 pacientes portadores de estenose central, foraminal ou hérnia de disco lombar, associadas a instabilidade segmentar, submetidos ao tratamento cirúrgico para a descompressão neural e artrodese póstero-lateral. Os pacientes foram divididos em dois grupos, de acordo com quantidade de níveis artrodesados: Grupo 1: fusão em um nível e Grupo 2: fusão em dois ou mais níveis. Os pacientes preencheram questionários referentes ao acompanhamento pós-operatório (uso de medicamentos analgésicos e satisfação com o tratamento) e escala analógica visual de dor lombar e ciática. Além disto, foram aplicados os questionários Oswestry e SF-36 para avaliação da qualidade de vida. RESULTADOS: Os resultados do SF-36 mostraram bons níveis de qualidade de vida em ambos os grupos, com exceção do domínio "Aspectos Físicos". Não houve correlação significativa entre a extensão da artrodese e os desfechos clínicos. CONCLUSÕES: Os pacientes submetidos à artrodese póstero-lateral apresentaram qualidade de vida satisfatória, exceto pela diminuição da aptidão física. Entretanto, o maior número de níveis artrodesados não teve impacto negativo sobre os aspectos clínicos e funcionais.

Palabras clave : Coluna vertebral; Dor lombar; Artrodese; Descompressão cirúrgica; Qualidade de vida; Ciática; Parafusos ósseos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons