SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Radiographic evaluation of the posterior fixation in the subaxial cervical spine injuryCorrelation of Lasègue sign and the straight-leg-raising test with surgical findings in patients with sciatica and lumbar disc herniation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851

Abstract

MARIN, Anderson Gomes et al. Correlação das imagens da ressonância magnética e observação intra operatória nas lesões traumáticas da coluna vertebral. Coluna/Columna [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 29-31. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512012000100005.

OBJETIVO: Avaliar a acurácia e a reprodutibilidade das imagens da ressonância magnética (RM) nas lesões ligamentares traumáticas da coluna vertebral. MÉTODOS: Estudo retrospectivo para avaliação das imagens da RM de 32 pacientes com lesões traumáticas da coluna vertebral submetidos a tratamento cirúrgico. A avaliação das lesões do complexo ligamentar posterior (CLP) por imagens da RM foi realizada independentemente por dois radiologistas. Um grupo de pacientes tinha exames com inclusão de sequência com supressão de gordura sensível ao líquido (STIR ou SPAIR T2), além das imagens de rotina e no outro grupo os exames de RM não incluíam imagens com a supressão da gordura. As avaliações dos exames de imagem foram comparadas com as observações obtidas durante o ato cirúrgico. Foi realizada a analise de reprodutibilidade intra e interobservador entre os dois radiologistas pelo cálculo do coeficiente Kappa. RESULTADOS: Foi observada lesão do CLP em 21/32 pacientes. De forma geral a sensibilidade da RM para lesões do CLP variou entre 88,9% a 100% e a especificidade entre 0 e 50%. A concordância entre a avaliação dos radiologistas foi maior nos exames de ressonância magnética sem a supressão da gordura (Κ=0,6) do que nos exames que incluíram sequências com supressão (Κ=0,34). CONCLUSÃO: A avaliação de lesões dos ligamentos posteriores por meio da RM pelos radiologistas resultou em boa sensibilidade em relação aos achados cirúrgicos, porém com baixa especificidade, reproduzindo resultados da literatura. Na casuística atual a utilização do sinal de edema presente nas sequências com supressão de gordura diminuiu a concordância interobservador.

Keywords : Fraturas da coluna vertebral; Traumatismos da coluna vertebral; Imagem por ressonância magnética [utilização].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese