SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Spinal cord injury: literature update: physiopathology and initial treatmentLigamentum flavum hematoma: a case report and literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851

Abstract

ROCHA, Ivan Dias; CRISTANTE, Alexandre Fogaça  and  MARCON, Raphael Martus. Estabilizações lombares dinâmicas. Coluna/Columna [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 77-80. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512012000100015.

O funcionamento fisiológico normal da coluna depende da movimentação normal de cada unidade motora, que consiste em duas vértebras e o disco intervertebral interposto entre elas. Embora a artrodese da coluna vertebral venha sendo utilizada para o tratamento de diversas doenças da coluna, essa modalidade de tratamento acarreta a perda de movimentação dos níveis em que houve a fusão e como consequência pode sobrecarregar os níveis adjacentes podendo provocar a sua degeneração precoce. Proponentes das técnicas de estabilização dinâmicas acreditam que estas podem levar a correção dos problemas minimizando o risco de degeneração dos níveis adjacentes. Atualmente existem no mercado diversos métodos de estabilização dinâmica anteriores e posteriores. Já existem trabalhos biomecânicos que comprovam o benefício teórico de quase todos eles, porém ainda hoje, faltam ensaios clínicos que comprovem a sua utilidade e segurança por longos períodos de seguimento para o paciente. Portanto é fundamental que estes materiais sejam analisados de maneira acadêmica para que no futuro próximo possam ser utilizados em situações precisas e com segurança para os pacientes.

Keywords : Dor lombar; Artrodese; Coluna vertebral; Estenose espinal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese