SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Lumbar dynamic stabilizationsChondromyxoid fibroma of C1: first case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851

Abstract

SFREDDO, Ericson  and  GUERRA, Marcelo Teodoro Ezequiel. Hematoma de ligamento amarelo: relato de caso e revisão da literatura. Coluna/Columna [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 81-83. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512012000100016.

O objetivo é apresentar um caso raro de hematoma do ligamento amarelo na região lombar, discutir sua fisiopatologia e tratamento e revisar a literatura. Uma mulher de 68 anos apresentou-se com claudicação neurogênica devido à doença degenerativa lombar e espondilolistese que evoluiu para uma piora súbita com a síndrome da cauda equina. A imagem por ressonância magnética (IRM) mostrou sinais de degeneração da coluna lombar, com um canal vertebral estreito de L2 a S1, ântero-listese de L4 L5 e, posteriormente no nível da L1-L2, um processo expansivo arredondado e hiperintenso em T1 e com bordas hipointensas em T2 ponderada, compatível com hematoma na topografia do ligamento amarelo. A paciente foi submetida a laminectomia e fixação lombar. Sua evolução foi boa no período pós-operatório e, aos 18 meses de follow-up andou sozinha, apesar da dor que é controlada com medicamentos simples. Mesmo sendo raro, parece que o hematoma do ligamento amarelo tem uma relação com a degeneração e ruptura de pequenos vasos associadas a microtraumas na coluna vertebral. Sua fisiopatologia ainda não é bem definida e o tratamento é semelhante ao de outros processos de compressão da coluna vertebral.

Keywords : Coluna Vertebral; Cauda Equina; Ligamento Amarelo; Hematoma; Laminectomia; Espondilose.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English