SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3In vivo studies on flexion and extension of the lumbar spine after stabilisation with a non-fusion pedicle screw systemAnterior cervical corpectomy and plate fixation: a retrospective analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851

Abstract

ROSA, Fernando William Figueiredo da et al. Avaliação dos pacientes submetidos à descompressão e artrodese póstero-lateral devido à espondilolistese degenerativa com dois anos de acompanhamento. Coluna/Columna [online]. 2012, vol.11, n.3, pp. 200-203. ISSN 1808-1851.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512012000300002.

OBJETIVO: Avaliar os resultados da descompressão e da artrodese póstero-lateral na espondilolistese degenerativa em pacientes que têm como sintoma principal a claudicação neurogênica. MÉTODO: Foram selecionados 21 pacientes com espondilolistese degenerativa, com indicação de tratamento cirúrgico. Foram avaliados 8 homens e 13 mulheres com idades entre 36 e 77 anos. O procedimento cirúrgico padronizado foi a artrodese póstero-lateral com instrumentação e descompressão associada. Os pacientes foram avaliados por VAS, índice de Oswestry e Roland-Morris no pré-operatório, com um mês, seis meses, um ano e dois anos de seguimento. Os dados foram analisados estatisticamente com nível de significância de 5%. RESULTADOS: O nível mais frequentemente operado foi L4-L5, com 52,38%. A VAS teve melhora significativa de 53,48% nos 6 meses após o procedimento. O Índice de Incapacidade de Oswestry apresentou piora no primeiro mês, evolução para melhora da capacidade até o sexto mês, e permaneceu constante até o fim do acompanhamento. Segundo o questionário de Incapacidade de Roland-Morris, houve melhora progressiva significativa até o sexto mês e, por último, uma leve piora. CONCLUSÃO: Os pacientes com espondilolistese degenerativa submetidos à artrodese póstero-lateral instrumentada e descompressão apresentaram melhora significativa da qualidade de vida e da dor após dois anos de acompanhamento.

Keywords : Espondilolistese; Fusão vertebral; Dor lombar; Questionários; Instabilidade articular; Satisfação do paciente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese