SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1HISTOLOGICAL MARKERS OF DEGENERATION AND REGENERATION OF THE HUMAN INTERVERTEBRAL DISKTHORACOLUMBAR SPINAL ARTHRODESIS - EPIDEMIOLOGY AND COSTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851On-line version ISSN 2177-014X

Abstract

FORNI, JOSÉ EDUARDO NOGUEIRA et al. EFICÁCIA DE UM PROGRAMA INTERDISCIPLINAR EM PACIENTES COM SÍNDROME PÓS-LAMINECTOMIA. Coluna/Columna [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.48-51. ISSN 2177-014X.  https://doi.org/10.1590/s1808-185120171601158955.

Objetivo:

Avaliar os resultados de um programa interdisciplinar aplicado a pacientes com síndrome pós-laminectomia, visando melhora funcional, modulação da dor, redução de sintomas de ansiedade e depressão e aumento da qualidade de vida.

Método:

Trata-se de um estudo prospectivo não randomizado, com amostra constituída por um grupo de pacientes com síndrome dolorosa pós-laminectomia diagnosticados com dor persistente ou recorrente após cirurgias da coluna lombar (laminectomia e artrodese) encaminhados para interconsultas na Clínica da Dor (n= 26). Os instrumentos utilizados foram: Inventário Breve de Dor, Questionário Roland-Morris e Inventários Beck de ansiedade e depressão. Para avaliar a qualidade de vida, foi utilizado Questionário Genérico Whoqol-bref13 e o medo de se movimentar foi avaliado pela Escala Tampa para Cinesiofobia.

Resultados:

Houve predomínio de mulheres, a média de idade foi 42,3 ± 5,8 anos, 43% eram casados e a média de escolaridade foi de 7 ± 4,5 anos. O tempo médio de dor relatado foi de 8 ± 6,8 meses, além de níveis altos de ansiedade, depressão e cinesiofobia. Após a intervenção houve melhora significativa na percepção da qualidade de vida e de todos os parâmetros avaliados (p < 0,05) observando-se ganhos funcionais, assim como a diminuição do limiar de dor.

Conclusão:

A intervenção interdisciplinar nos pacientes com síndrome pós-laminectomia proporciona melhor desempenho funcional, diminui a intensidade da dor, os sintomas de ansiedade e depressão, melhorando a qualidade de vida. A inclusão desta intervenção associada ao tratamento farmacológico pode desenvolver um estilo de vida ativo e independente.

Keywords : Dor lombar; Pesquisa interdisciplinar; Reoperação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )