SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4BASIC PRINCIPLES IN THE CORRECTION OF SEVERE SCOLIOTIC DEFORMITIES USING PEDICLE SCREW FIXATIONVALIDATION OF A NEW CLINICAL SIGN OF LUMBAR FACET SYNDROME author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851On-line version ISSN 2177-014X

Abstract

DAHER, Murilo Tavares et al. AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA DA ESTABILIDADE DA TRANSIÇÃO TORACOLOMBAR UTILIZANDO DOIS MODELOS DE ÓRTESES. Coluna/Columna [online]. 2018, vol.17, n.4, pp.300-302. ISSN 2177-014X.  https://doi.org/10.1590/s1808-185120181704179128.

Objetivo:

Avaliar radiograficamente a estabilidade da transição toracolombar comparando os dois tipos de órteses toracolombosacras (OTLS) mais utilizadas em nosso meio: o colete de Jewett e o colete de Boston.

Métodos:

após aprovação do comitê de ética, nove participantes foram submetidos à radiografias em perfil, com raios centrados em T12 na posição ortostática, flexão máxima sem colete e flexão máxima com a órtese de Jewett e com a de Boston. Foi realizada a medida do angulo de Cobb da transição toracolombar (T10-L2) e os valores comparados utilizando o teste T de Student (p<0,05).

Resultados:

O colete de Boston promoveu maior estabilização da transição toracolombar durante a flexão do tronco em relação ao colete de Jewett (p<0,05). Além disso, não houve diferença estatística do angulo de Cobb da transição na posição ortostática (neutro) e na flexão utilizando o colete de Boston.

Conclusão:

O colete de Boston apresenta maior estabilização da região toracolombar durante a flexão do tronco em relação ao colete de Jewett. Nível de Evidência II; Estudo prospectivo comparativo.

Keywords : Aparelhos ortopédicos; Traumatismos da coluna vertebral; Radiografia; Resultado do tratamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )