Características Percebidas da Inovação
|
Vantagem Relativa |
VR1 |
O uso das mídias sociais melhora exposição à marca (s) ou produto (s) da empresa. |
Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: Free Press, 1983.; Frambach e Schillewaert (2002)FRAMBACH, R. T.; SCHILLEWAERT, N. Organizational innovation adoption: A multi-level framework of determinants and opportunities for future research. Journal of Business Research, v. 55, p. 163-176, 2002.; Tan e Thoen (2001)TAN, Y. H.; THOEN, W. Toward a generic model of trust for electronic commerce. International Journal of Electronic Markets, v. 5, n. 2, p. 61-74, 2001.; Teo e Pok (2003)TEO, T. S. H.; POK, S. H. Adoption of WAP-enabled mobile phones among Internet users. The International Journal of Management Science, v. 31, n. 6, p. 483-498, 2003.; Papiers e Clement (2008) |
VR2 |
A incorporação de mídia social em processos de negócios da empresa diferencia a empresa de seus concorrentes. |
VR3 |
O uso das mídias sociais produz um aumento no faturamento da empresa. |
VR4 |
O uso das mídias sociais permite à empresa operar em nichos de mercado inexplorados. |
VR5 |
O uso das mídias sociais melhora o relacionamento com clientes. |
VR6 |
O uso das mídias sociais melhora o relacionamento com os fornecedores. |
VR7 |
O uso das mídias sociais melhora o relacionamento com os funcionários. |
VR8 |
O uso das mídias sociais melhora o processo de contratação de novos funcionários. |
VR9 |
O uso das mídias sociais aumenta a quantidade de informações fornecidas aos clientes sobre os produtos comercializados. |
Compatibilidade |
CP1 |
A tecnologia utilizada pelas mídias sociais é compatível com ambiente tecnológico da empresa. |
Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: Free Press, 1983.; Frambach e Schillewaert (2002)FRAMBACH, R. T.; SCHILLEWAERT, N. Organizational innovation adoption: A multi-level framework of determinants and opportunities for future research. Journal of Business Research, v. 55, p. 163-176, 2002.; Ilie et al. (2005)ILIE, V. C. et al. Gender differences in perceptions and use communication technologies: A diffusion of innovation approach. Information Resources Management Journal, v. 18, n. 3, p. 13-31, 2005.
|
CP2 |
O uso de mídia social é compatível com a necessidade de rapidez na execução de processos de negócios da empresa. |
CP3 |
O uso de mídia social é compatível com a forma como os funcionários se comunicam com pessoas de fora da empresa. |
CP4 |
O uso das mídias sociais nas atividades da empresa é consistente com a forma como os funcionários se comunicam com colegas de trabalho. |
CP5 |
O uso das mídias sociais nas atividades da empresa é compatível com a necessidade da empresa para obter informações fora do ambiente de trabalho. |
Observabilidade |
PB1 |
As vantagens obtidas com o uso das mídias sociais são amplamente comentadas por clientes da empresa. |
Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: Free Press, 1983.; Frambach e Schillewaert (2002)FRAMBACH, R. T.; SCHILLEWAERT, N. Organizational innovation adoption: A multi-level framework of determinants and opportunities for future research. Journal of Business Research, v. 55, p. 163-176, 2002.; Moore and Benbasat (1991)MOORE, G. C.; BENBASAT, I. Development of an instrument to measure the perceptions of adopting an information technology information. Information Systems Research, v. 2, n. 3, p. 173-191, 1991.
|
PB2 |
A empresa começou a utilizar as mídias sociais em seus processos de negócios devido aos resultados obtidos pelos seus concorrentes com esta ferramenta. |
PB3 |
Os resultados da adoção de mídia social pela empresa são percebidos pelos clientes. |
PB4 |
Existe confiança na utilização das mídias sociais nos processos de negócio da empresa devido aos resultados obtidos em testes da empresa utilizando esta ferramenta. |
Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: Free Press, 1983.; Frambach e Schillewaert (2002)FRAMBACH, R. T.; SCHILLEWAERT, N. Organizational innovation adoption: A multi-level framework of determinants and opportunities for future research. Journal of Business Research, v. 55, p. 163-176, 2002.; Moore e Benbasat (1991)MOORE, G. C.; BENBASAT, I. Development of an instrument to measure the perceptions of adopting an information technology information. Information Systems Research, v. 2, n. 3, p. 173-191, 1991.
|
PB5 |
A cobertura da mídia sobre a utilização da mídia social promove a confiança na utilização desta ferramenta nas atividades da empresa. |
PB6 |
A aceitação de clientes, fornecedores e funcionários é visível por meio do uso de mídia social pela empresa. |
Incerteza |
IN1 |
Os custos de adoção de mídias sociais em atividades da empresa são difíceis de mensurar. |
Frambach e Schillewaert (2002)FRAMBACH, R. T.; SCHILLEWAERT, N. Organizational innovation adoption: A multi-level framework of determinants and opportunities for future research. Journal of Business Research, v. 55, p. 163-176, 2002.
|
IN2 |
Os resultados obtidos a partir da incorporação das mídias sociais nas atividades da empresa são pouco conhecidos. |
IN3 |
Os potenciais riscos de segurança e privacidade impedem o uso das mídias sociais nas atividades da empresa. |
IN4 |
Existem importantes questões legais sobre o uso de mídia social que continuam por resolver. |
IN5 |
Não há garantia de que as mídias sociais atualmente disponíveis estarão disponíveis no futuro. |
IN6 |
A atual compatibilidade com o ambiente tecnológico necessário para a adoção da mídia social pode não existir no futuro. |
IN7 |
O uso das mídias sociais nos processos de negócio da empresa pode gerar conflitos devido à atual cultura organizacional. |
Características Do Adotante
|
Tamanho da Organização |
TO1 |
Menor ou igual a R$ 2,4 milhões |
Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: Free Press, 1983.; Damanpour (1996)DAMANPOUR, F. Organizational complexity and innovation: developing and testing multiple contingency models. Management Science, v. 42, n. 5, p. 693-716, 1996.; Frambach e Schillewaert (2002)FRAMBACH, R. T.; SCHILLEWAERT, N. Organizational innovation adoption: A multi-level framework of determinants and opportunities for future research. Journal of Business Research, v. 55, p. 163-176, 2002.; Zhu, Kraemer e Xu (2006)ZHU, K.; KRAEMER, K. L.; XU, S. The process of innovation assimilation by firms in different countries: a technology diffusion perspective on e-business. Management Science, v. 52, n. 10, p. 1557-1576, 2006.
|
TO2 |
Superior a R$ 2,4 milhões e menor ou igual a R$ 9 milhões. |
TO3 |
Superior a R$ 9 milhões e menor ou igual a R$ 16 milhões. |
TO4 |
Superior a R$ 16 milhões e menor ou igual a R$ 150 milhões. |
TO5 |
Superior a R$ 150 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões. |
TO6 |
Superior a R$ 300 milhões e menor ou igual a R$ 1 bilhão. |
TO7 |
Superior a R$ 1 bilhão. |
Estrutura Organizacional |
EE1 |
A decisão de adotar inovações é sempre centralizada no mais alto nível de decisão da empresa. |
Calantone, Cavusgil e Zhao (2002)CALANTONE, R. J.; CAVUSGIL, S. T.; ZHAO, Y. Learning orientation, firm innovation capability and firm performance. Industrial Marketing Management, v. 31, n. 6, p. 515-524, 2002.; Frambach e Schillewaert (2002)FRAMBACH, R. T.; SCHILLEWAERT, N. Organizational innovation adoption: A multi-level framework of determinants and opportunities for future research. Journal of Business Research, v. 55, p. 163-176, 2002.; Hult, Ferrell e Hurley (2002)HULT, G. T. M.; FERRELL, O. C.; HURLEY, R. F. Global organizational learning effects on cycle time performance. Journal of Business Research, v. 55, n. 5, p. 377-387, 2002.; Daft (2005)DAFT, R. L. Administration. 6. ed. São Paulo: Thomson, 2005.; Chen e Chang (2012)CHEN, S. T.; CHANG, B. G. The effects of absorptive capacity and decision speed on organizational innovation: a study of organizational structure as an antecedent variable. Contemporary Management Research, v. 8, n. 1, p. 27-50, 2012.
|
EE2 |
A empresa possui uma estrutura organizacional rígida. |
EE3 |
A decisão sobre a forma como as mídias sociais são utilizadas na empresa é centralizada ao mais alto nível de decisão da empresa. |
EE4 |
A empresa possui diversas unidades com diferentes propósitos (produtos, diferentes serviços, etc.). |
EE5 |
A empresa possui diversas unidades organizacionais, plantas produtivas ou escritórios geograficamente distantes. |
EE6 |
A empresa possui mais de três níveis gerenciais. |
EE7 |
A empresa estabeleceu formalmente políticas e procedimentos. |
EE8 |
As regras e procedimentos da empresa são rigidamente controlados. |
|
EE9 |
A empresa incentiva o relacionamento formal entre os funcionários de diferentes níveis hierárquicos. |
Disposição à inovação organizacional |
PI1 |
A adoção de uma inovação é necessária à sobrevivência da empresa. |
Lumpkin e Dess (1996)LUMPKIN, G. T.; DESS, G. G. Clarifying the entrepreneurial orientation construct and linking it to performance. The Academy of Management Review, v. 21, n. 1, p. 135-72, 1996.; Frambach e Schillewaert (2002)FRAMBACH, R. T.; SCHILLEWAERT, N. Organizational innovation adoption: A multi-level framework of determinants and opportunities for future research. Journal of Business Research, v. 55, p. 163-176, 2002.; Carayannis e Provance (2008)CARAYANNIS, E. G.; PROVANCE, M. Measuring firm innovativeness: toward a composite innovation index built on firm innovative posture, propensity and performance attributes. International Journal of innovation and Regional Development, v. 1, n. 1, p. 90-107, 2008.
|
PI2 |
As sugestões apresentadas por funcionários ou clientes são prontamente aceitas pela administração. |
PI3 |
A empresa investe em treinamento de funcionários para produzir soluções criativas para os processos de negócios. |
PI4 |
A empresa frequentemente procura idéias inovadoras para aplicar às suas atividades. |
PI5 |
A cultura da empresa busca inovar constantemente. |
Influências Ambientais
|
Pressões Competitivas |
PC1 |
Os produtos comercializados pela empresa são semelhantes a outros no mercado. |
Porter (2001)PORTER, M. Strategy and the internet. Harvard Business Review, v. 79, n. 3, p. 63-78, 2001.; Frambach e Schillewaert (2002)FRAMBACH, R. T.; SCHILLEWAERT, N. Organizational innovation adoption: A multi-level framework of determinants and opportunities for future research. Journal of Business Research, v. 55, p. 163-176, 2002.; Zhu (2004)ZHU, K. Information transparency of business-to-business electronic markets: a game-theoretic analysis. Management Science, v. 50, n. 5, p. 670-685, 2004.; Zhu, Kraemer e Xu (2006)ZHU, K.; KRAEMER, K. L.; XU, S. The process of innovation assimilation by firms in different countries: a technology diffusion perspective on e-business. Management Science, v. 52, n. 10, p. 1557-1576, 2006.; Tapscott e Willians (2007)TAPSCOTT, D.; WILLIAMS, A. D. Wikinomics. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.; |
PC2 |
Existem muitos concorrentes no setor em que a empresa opera. |
PC3 |
Existe grande concorrência para vender produtos a um preço mais baixo do que concorrentes no mercado em que a empresa opera. |
PC4 |
Existe uma grande competição para ter um produto de melhor qualidade do que os concorrentes no mercado em que a empresa opera. |
PC5 |
Existe uma grande competição para ter uma maior variedade de produtos do que os concorrentes no mercado em que a empresa opera. |
PC6 |
Há uma grande competição para oferecer um melhor serviço pós-venda do que os concorrentes no mercado em que a empresa opera. |
PC7 |
As ferramentas que a empresa disponibiliza na Internet são um fator de diferenciação entre as empresas no segmento da empresa. |
Externalidades da Rede |
ER1 |
A empresa começou a usar a mídia social que os seus concorrentes estavam usando |
Frambach e Schillewaert (2002)FRAMBACH, R. T.; SCHILLEWAERT, N. Organizational innovation adoption: A multi-level framework of determinants and opportunities for future research. Journal of Business Research, v. 55, p. 163-176, 2002.; Pindyck e Rubinfeld (2005)PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.; Ratten and Ratten (2007)RATTEN, V.; RATTEN, H. Social cognitive theory in technological innovations. European Journal of Innovation Management, v. 10, n. 1, p. 90-108, 2007.
|
ER2 |
A empresa começou a usar a mídia social que seus clientes estavam usando. |
ER3 |
A empresa começou a usar a mídia social de seus fornecedores estavam usando. |
ER4 |
A empresa começou a usar a mídia social que seus funcionários estavam usando. |