Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos do Recall Voluntário de Produto na Confiança do Consumidor

RESUMO

Este estudo analisou o impacto que a adoção do recall voluntário de produto para corrigir uma situação de falha exerce na confiança do consumidor. A confiança é composta pelos atributos de integridade, competência e benevolência; portanto, foi verificado o efeito mediador dessas variáveis na relação analisada. Uma vez que a confiança é fundamental para estabelecer uma situação de relacionamento, o estudo também avaliou o efeito moderador da situação de compra, seja esta relacional ou transacional, sobre a confiança e seus construtos. Para atingir os objetivos, foi realizado um estudo com desenho experimental entre sujeitos de 2 (recall: controle; recall voluntário) x 2 (situação de compra: relacional; transacional). Os resultados apontam que o recall voluntário impacta positivamente nas variáveis estudadas. Integridade e competência medeiam completamente a relação entre recall voluntário e confiança. A situação de compra modera o efeito do recall voluntário na competência.

Palavras-chave:
Recall voluntário; Falha de produto; Confiança; Relacionamento; Experimento

Fucape Business School Av. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, 29075-505, Vitória, Espírito Santo, Brasil, (27) 4009-4423 - Vitória - ES - Brazil
E-mail: bbronline@bbronline.com.br