Alta Direção |
RSC como estratégia corporativa como forma de criar valor e gerar vantagem competitiva. |
Porter e Kramer (2002)Porter, M. E. & Kramer, M. R. (2002). The competitiveadvantage of corporate philanthropy. Harvard businessreview, [S.l.], p. 5-16.; Cespa e Cestone (2007)Cespa, G. &Cestone, G. (2007).Corporate SocialResponsibility and Managerial Entrenchment, Journal ofEconomics and Management Strategy, [S.l.], v. 16, p. 741-771.
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Acionistas |
Relação entre investimento em RSC e reputação dos investidores. |
Barnea e Rubin (2010)Barnea, A.& Rubin, A. (2010). Corporate Social Responsibility as a Conflict Between Shareholders. Journal of Business Ethics, 97, p. 71-86. Doi 10.1007/s10551-010-0496-z. https://doi.org/10.1007/s10551-010-0496-...
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Governança |
A RSC está ligada à governança corporativa, especialmente no que diz respeito à transparência das decisões estratégicas da alta direção. |
Beltratti (2005)Beltratti, A. (2005). The complementarity between corporategovernance and corporate social responsibility. GenevaPapers on Risk and Insurance, [S.l.], v. 30, p. 373-386.; Clarke (2005)Clarke, T. (2005). Accounting for Enron: Shareholder valueand stakeholder interests. Corporate Governance: anInternational Review, [S.l.], v. 13, p. 598-612.; Harjoto e Jo (2011)Harjoto, M. A. & Jo, H. (2011). Corporate Governance and CSRNexus. Journal of Business Ethics, [S.l.], v. 100, p. 45-67.
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Desenvolvimento de códigos de conduta e políticas corporativas em direitos humanos, padrões para recursos humanos e mudança climática. |
Rasche e Kell (2010)Rasche, A. &Kell, G. (2010). The United Nations Global Compact:Achievements, trends and challenges. Cambridge: CambridgeUniversity Press.
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Consumidores |
O crescimento da relação entre a percepção do consumidor e as ações socioambientais das organizações aumentou nas últimas décadas. |
Brunk e Blümelhuber (2011)Brunk, K.H. &Blümelhuber, C. (2011). One strike and you’re out: qualitative insights into the formation of consumers’ ethical company or brand perceptions. J. Bus. Res. 64 (2), p. 134-141.
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Nem todos os consumidores estão preocupados com o desempenho das organizações sociais e ambientais. |
Lämsä et al (2008)Lämsä, A.M., Vehkaperä, M., Puttonen, T. , & Pesonen H.L.(2008). Effect of business education on women and men students’ attitudes on corporate responsibility insociety. J. Bus. Ethics 82 (1), p. 45-58.
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