SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Country of origin effect: a study with Brazilian consumers in the luxury MarketLiquidity Restrictions on Investment Funds: Are they a Response to Behavioral Bias? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


BBR. Brazilian Business Review

On-line version ISSN 1808-2386

Abstract

MENDES, Paulo Cesar de Melo; NIYAMA, Jorge Katsumi  and  SILVA, Cesar Augusto Tiburcio. A Percepção dos Auditores na Mensuração dos Instrumentos Financeiros a Valor Justo nas Instituições Financeiras. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2018, vol.15, n.4, pp.363-381. ISSN 1808-2386.  https://doi.org/10.15728/bbr.2018.15.4.4.

O objetivo da pesquisa é analisar a percepção dos auditores em relação à mensuração do valor justo dos instrumentos financeiros complexos nível 3 em instituições financeiras. Foi aplicado um questionário com uma amostra de 62 auditores independentes com qualificação técnica em instituições financeiras das grandes empresas de auditoria entre sócios, gerentes e auditores seniores. As ferramentas utilizadas foram o teste de regressão logística (LOGIT); o teste de Kruskal-Wallis, e o teste de análise de correspondência. A subjetividade foi uma característica implícita no processo em que os auditores se mantiveram conservadores, contudo foram identificadas divergências de valores que resultaram em questões imateriais e apontamento de divergências de mensuração de estimativas contábeis. Como sugestão de melhoria nos processos de auditoria, foi identificada uma formação acadêmica mais robusta e a inclusão de um especialista em finanças nas equipes. As opiniões divergem quanto aos sócios e gerentes, visto que aqueles apontaram maior concordância com as questões que os gerentes.

Keywords : Auditoria; Mensuração; Valor Justo; Instrumentos Financeiros; Derivativos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )