SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número5"Transformando lixo em luxo": a materialidade nas práticas da produção carnavalesca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BBR. Brazilian Business Review

versão On-line ISSN 1808-2386

Resumo

SILVESTRE, Adalene Olivia; COSTA, Cristiano Machado  e  KRONBAUER, Clóvis Antônio. Rodízio de Auditoria e a Qualidade dos Lucros: Uma Análise a Partir dos Accruals Discricionários. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2018, vol.15, n.5, pp.410-426. ISSN 1808-2386.  http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.5.1.

O presente estudo tem por objetivo analisar o efeito do rodizio de firma de auditoria sobre a qualidade dos lucros das empresas de capital aberto brasileiras listadas na BM&FBOVESPA no periodo de 2008 a 2015. Como medida de qualidade dos lucros foram utilizados os accruals discricionarios, abordados a partir de duas diferentes perspectivas: o gerenciamento de resultados e os erros de estimativas. Os resultados demonstram que o rodizio de firma de auditoria reduz o volume de accruals discricionarios e, assim, aumenta a qualidade dos lucros, quando esses sao mensurados a partir da perspectiva do gerenciamento de resultados. Entretanto, o efeito do rodizio de firma de auditoria sobre a qualidade dos lucros nao e observado quando os accruals discricionários sao mensurados a partir da perspectiva dos erros de estimativas contabeis. Por outro lado, os resultados demonstram que as empresas que realizam rodizio voluntario de firma de auditoria apresentam maiores accruals discricionarios e, consequentemente, menor qualidade dos lucros.

Palavras-chave : Rodizio de auditoria; Qualidade dos lucros; Accruals discricionarios; Gerenciamento de resultados; Erros de estimativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )