SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número5Rodízio de Auditoria e a Qualidade dos Lucros: Uma Análise a Partir dos Accruals DiscricionáriosAs influências dos Sistemas de Informação Estratégicos na relação da Inovação e Desempenho Organizacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BBR. Brazilian Business Review

versão On-line ISSN 1808-2386

Resumo

JULIO, Ana Carolina  e  TURETA, César. "Transformando lixo em luxo": a materialidade nas práticas da produção carnavalesca. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2018, vol.15, n.5, pp.427-443. ISSN 1808-2386.  http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.5.2.

O objetivo deste trabalho é analisar a organização da produção carnavalesca de uma escola de samba no que diz respeito à busca pelo equilíbrio entre luxo e escassez de recursos. Utilizamos como referencial teórico a epistemologia da prática de Schatzki. Realizamos um estudo qualitativo, triangulando observações participantes com entrevistas em profundidade e pesquisa documental. A demanda por luxo nos desfiles faz com que a prática de reutilização de materiais seja incorporada na produção carnavalesca. Mostramos evidências de que o equilíbrio entre luxo e escassez de recursos ocorre por meio daquilo que denominamos de entendimentos materiais, elemento central no processo criativo. Esses entendimentos são produzidos a partir da interação dos atores com um conjunto de arranjos materiais, por meio dos quais o processo criativo acontece. Destacamos ainda que eles podem se transformar ao longo da produção carnavalesca, à medida que os praticantes buscam soluções para problemas emergentes.

Palavras-chave : Estudos Baseados em Prática (EBP); Organizing; Materialidade; Theodore Schatzki; Escolas de samba.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )